Brizola Neto afirmou que a parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego com estados e municípios é fundamental para que sejam superados desafios como o da qualificação profissional.
Brasilia, 15/05/2012 – O ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, acompanhou a presidenta Dilma Rousseff, nesta terça-feira (15), em Brasília, na abertura da XV Marcha dos Prefeitos. Para Brizola Neto, a parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego com estados e municípios é fundamental para que sejam superados desafios, dentre eles, o da qualificação profissional. Tema recorrente e de destaque na pasta.
“As parcerias entre o Ministério e as prefeituras são de extrema importância. Exemplo disso é o Plano Nacional de Qualificação Profissional (Planseq), que conta com a parceria de estados e município e oferece ao trabalhador a oportunidade de fazer um curso profissionalizante de acordo com a demanda do mercado local de trabalho”, enfatizou Brizola Neto.
XV Marcha - Os gestores municipais trouxeram ao governo uma pauta de reivindicações, com destaque para finanças municipais. Também entendem que a parceria com o governo é fundamental para sanar dificuldades e possibilitar a construção de políticas públicas.
“Vamos abordar alguns pontos no sentido de se fazer uma parceria. Precisamos urgentemente de políticas públicas. As metas do milênio, para serem cumpridas, dependem dos municípios e estamos aqui para sermos parceiros”, disse o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na abertura do encontro municipalista.
Em seu discurso, a presidenta Dilma Rousseff reafirmou aos prefeitos e prefeitas presentes o compromisso do governo em manter uma parceria respeitosa e produtiva com os estados e municípios. “Parceria que é essencial para que sejamos capazes de melhorar a qualidade de vida da população e construir um Brasil mais justo, mais desenvolvido e com uma federação cada vez mais forte”, disse.
“Com um detalhe muito importante que os presentes podem testemunhar: para nós, e a partir do governo Lula – eu sou testemunha disso -, não interessa o partido político do prefeito ou da prefeita. Se tiver projeto, se tiver condições de executar, se melhorar a vida da população, isso é o que importa e o que interessa”.