Brizola Neto destacou importância de construir políticas públicas para aumentar a entrada de jovens no mercado de trabalho
Brasilia, 08/05/2012 – Ao participar nesta terça-feira, em Brasília, da solenidade de posse do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, falou da importância de se construir políticas públicas para jovens, e da interação do Ministério do Trabalho e Emprego com o tema. “No Brasil, o dia do trabalhador foi comemorado com pleno emprego. E esse emprego, crescente, é o que consegue afirmar os direitos e garantias sociais, seja em relação aos negros, mulheres ou à juventude”.
O ministro também questionou o fato da faixa etária ainda ser um empecilho na hora dos jovens ocuparem espaços no mercado de trabalho. “Quando olhamos os indicadores sócio-econômicos, vimos que o que segrega é a questão etária. É importante a interação entre os ministérios para que se crie um caminho para construção de políticas para a juventude”.
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Gabriel Medina, mencionou que o trabalho é, hoje, uma das maiores demandas de todos os diálogos feitos no Brasil. Por conta disso, acredita que o Ministério do Trabalho e Emprego é fundamental para a construção de trabalho para os jovens. “O MTE tem esse papel, o de contribuir uma agenda especial do trabalho e também discutir o desemprego juvenil; embora tenha reduzido, mas ainda é presente. Estamos com muitas expectativas em relação ao Ministério do Trabalho, pois já temos parcerias e queremos continuar cada vez mais”.
Para Medina, ter um ministro tão jovem como Brizola Neto no comando da pasta representa uma grande oportunidade para a agenda da juventude. “O ministro Brizola Neto vem de uma militância juvenil e também é o ministro mais jovem da história democrática do Brasil. Estamos apostando em sua história de militância em relação à juventude. Ele tem todas as condições de construir uma agenda de diálogo com os movimentos”.
Para a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a renovação dos membros da sociedade civil do Conjuve ocorre em um momento muito importante para a Política Nacional de Juventude. “O Conjuve tem contribuído no fortalecimento e na reflexão do rumo de políticas. O ativismo do Conselho é importante”.
A posse dos novos membros eleitos para o biênio 2012/2013 aconteceu durante a 28ª Reunião Ordinária. Foram eleitos 40 conselheiros titulares e suplentes que representam movimentos, associações, organizações, redes, fóruns e entidades de apoio às políticas públicas de juventude.
Conjuve - O Conselho Nacional de Juventude foi criado em 2005 e tem objetivo de formular e propor diretrizes voltadas para as políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais.
É composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 da sociedade civil, contando, ao todo, com 60 membros, sendo 20 do governo federal e 40 da sociedade civil. A representação do poder público contempla, além da Secretaria Nacional de Juventude, todos os Ministérios que possuem programas voltados para os jovens, dentre eles, o Ministério do Trabalho.
Assessoria de Comunicação MTE
(61) 3317-6537 / 2430 acs@mte.gov.br