Ministro instala Fórum da Aprendizagem no Maranhão
Durante evento, Manoel Dias participou da entrega de certificado e CTPS aos jovens formados pelo programa em São Luís
Foto: SRTE/MA
Ministro quer incentivar a inserção de jovens pela Lei do Aprendiz
São Luis, 21/02/2014 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, lançou nesta sexta-feira (21) em São Luis, o “Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Jovens e Adolescentes no Mercado de Trabalho do Maranhão. O evento aconteceu no Auditório da Federação das Indústrias do Estado – FIEMA com a presença de vários jovens formandos pelo programa.
O ministro destacou a importância da instalação do Fórum como uma ferramenta que vai permitir uma maior acesso aos jovens à política de aprendizagem. “Hoje o estado do Maranhão tem potencial para incluir cerca de 16 mil jovens via aprendizagem e apenas 2.640 jovens conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho. A instalação do Fórum vai permitir uma mobilização com empresários locais para que eles cumpram a cota da Lei da Aprendizagem", frisou o ministro.
O Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional tem como objetivo promover o debate sobre a inclusão de aprendizes no mercado de trabalho para desenvolver, apoiar e propor ações de mobilização para que as empresas cumpram o determinado pela Lei da aprendizagem.
No início da manhã, o ministro participou do 16º Encontro de Empresários do Maranhão onde ressaltou para a classe empresarial presente a importância de oferecer oportunidade aos jovens. “Os jovens precisam ter oportunidade para entrar no mercado de trabalho e a aprendizagem é uma porta de entrada para o primeiro emprego. Isso facilita sua inserção produtiva, pois não terá de ouvir dos empregador que não possui nenhuma experiência quanda vai se candidatar a uma vaga de emprego”, ressaltou Manoel Dias.
Lei do Aprendiz - O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional - FNAP, foi instituído por Portaria nº 983, de 26 de novembro de 2008, tem por objetivo mobilizar e promover o contínuo debate entre as instituições que constituem, normatizam e fiscalizam as relações de trabalho, as entidades de formação profissional, e demais atores envolvidos com a proteção aos direitos de adolescentes e jovens.
Para atingir o objetivo de expandir a aprendizagem e promover o debate das questões pontuais em nível local, o Ministério constatou a necessidade de implantação de fóruns de aprendizagem nos estados.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br 2031.6537