Ministro lança programas de capacitação no Mato Grosso do Sul
Após a abertura da Conferência Regional de Trabalho Decente, Lupi lançou o Programa Mais Emprego e firmou termo de compromisso do Projovem Trabalhador com o governo estadual
Na manhã desta sexta-feira (19) o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou da solenidade de abertura da 1ª Conferência Regional sobre Trabalho Decente (CNETD), no anfiteatro do Hotel Gran Park – Centro de Convenções de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em seguida, lançou o Programa Mais Emprego e firmou termos de compromisso do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.
Em seu discurso, o ministro lembrou que o Governo já libertou mais de 30 mil pessoas do trabalho escravo nos últimos anos e disse que chegou a hora de o país apertar o cerco contra a desigualdade de salários entre homens e mulheres. Segundo dados da Relaçāo Anual de Informaçōes Sociais (RAIS), embora as mulheres já dominem a maior parte das vagas formais, seu vencimento pode chegar a ser até 30% inferior ao dos homens. "Se queremos promover um ambiente de emprego decente, essa é uma questāo em que precisamos avançar mais. Temos que lutar para acabar com o preconceito que faz com que uma mulher receba menos do que um homem, mesmo estando no mesmo cargo", afirmou.
O governador do Mato Grosso do Sul, Andre Puccinelli, presente na cerimônia, solicitou a Lupi a criação de um Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq) específico para atender a comunidade indígena do Estado. A proposta prevê a abertura de três mil vagas para capacitação de mão de obra de trabalhadores índios.
A 1ª CNETD do Mato Grosso do Sul contou com a participação de mais de 300 delegados, representantes de trabalhadores, governo, empregadores e sociedade civil dos municípios de Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, Sidrolândia e Terenos. As conferências regionais são preparatórias para a I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente do Estado, que acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, em Campo Grande.
O Programa Mais Emprego (www.maisemprego.mte.gov.br) é um novo sistema e utiliza base de dados única em todo o Brasil, integrando informações de todos os estados do Sistema Nacional de Emprego (Sine), Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego (SRTEs), Caixa Econômica Federal e entidades de qualificação profissional. Por meio do portal, o trabalhador pode fazer consultas, obter informações sobre seu seguro-desemprego, além de inscrever-se para vagas do Sine. O usuário também vai poder elaborar e imprimir o currículo, informar-se sobre o abono salarial e acompanhar seu processo de intermediação de mão de obra. Já o empregador poderá enviar requerimento de seguro-desemprego, disponibilizar vagas, consultar currículos e acompanhar os processos de seleção das vagas disponibilizadas.
O Ministério do Trabalho e Emprego investirá cerca de R$ 14,4 milhões no Projovem Trabalhador para qualificar 7.750 jovens em Mato Grosso do Sul, divididos entre Governo do Estado (5.500 jovens), Sidrolândia (250 jovens), Corumbá (1.000 jovens), Três Lagoas (1.000 jovens). O programa visa preparar jovens para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas que geram renda. Podem participar do programa jovens desempregados com idade entre 18 e 29 anos e que sejam membros de famílias com renda per capta de até um salário mínimo.