Cnig debate apoio a brasileiros que trabalham no exterior e mais abertura à entrada de pequenos investidores estrangeiros geradores de emprego
Foto: Renato Alves
Ministro Lupi durante a reunião do Conselho
Brasília, 10/02/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi participou, na manhã desta terça-feira (10), da 1º Reunião do Conselho Nacional de Imigração (Cnig) de 2009. O presidente do Cnig e coordenador-geral de Imigração do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Sérgio de Almeida, abriu o encontro lançando debate sobre imigrantes que vêm para o Brasil trabalhar e brasileiros que retornam do exterior após período de trabalho.
Almeida disse que em 2009 os países com muita mão-de-obra brasileira, como Estados Unidos e Japão, serão beneficiados com Casa do Trabalhador Imigrante. O projeto funciona como apoio aos que trabalham no exterior e aos que desejam retornar ao Brasil. "Eles podem procurar a Casa do Trabalhador. É uma acolhida mais eficaz, com maior segurança ao trabalhador", diz o coordenador do Cnig.
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apoiou a iniciativa de oferecer suporte a trabalhadores brasileiros no exterior e imigrantes que procuram o país. "A presença do estado evita a ação daqueles que estão à margem da lei, que querem ganhar dinheiro à margem da lei. Uma tomada de posição mais forte do Conselho tem um peso importante dentro do Ministério", disse o ministro Lupi, destacando a necessidade de ampliar as ações integradas do Conselho junto a governos Federal, estaduais e municipais.
Investimentos - O último ponto discutido durante o primeiro painel do evento foi a abertura econômica a pequenos investidores estrangeiros de pessoa física como forma a incentivar o compromisso de gerar emprego no país. "Nós melhoramos muito a entrada de investimentos no Brasil, e as notícias já começam a ficar boas novamente. Os pequenos investidores são importantes, pois trazem e fazem circular boa parte do dinheiro que entra no país. E isso gera mais empregos", avaliou Lupi
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br