Em Belo Horizonte, ministro do Trabalho e Emprego entrega diploma a formandos do curso de agente ambiental
Foto: Divulgação
Ministro Carlos Lupi na entrega de diploma
Brasília, 07/04/2008 - O ministro Carlos Lupi comparece na manhã desta segunda-feira (7) à entrega dos diplomas dos alunos do curso de agente ambiental, realizado pela Associação Comunitária dos Recicladores e Grupos Produtivos do Estado de Minas Gerais (ARGRUP). Durante a cerimônia, Lupi será homenageado com uma placa pelas ações que o Ministério do Trabalho e Emprego tem desenvolvido na Economia Solidária.
O ministro fará a entrega de certificados de formatura para cerca de 10 alunos e discursará ao final do evento que acontece no Bairro Diamante, em Belo Horizonte.
"É a primeira turma desta cooperativa da ARGRUP, mas outras que estarão presentes fizeram cursos de cooperativismo. Ao todo, cerca de 50 alunos receberão o certificado", informa Eloísio Godinho, presidente da Associação.
Na última quarta-feira (2), um grupo de representantes da Associação esteve com o Ministro do Trabalho e Emprego, em Brasília, para apresentação de projeto de inclusão digital e de reciclagem, como parte do Plano Setorial de Qualificação (Planseq), conforme informações de Eloísio. "O objetivo do projeto é a qualificação de 2.000 recicladores", afirma.
Economia solidária - Para contribuir com o trabalho realizado pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), criada pelo Governo Federal em 28 de maio de 2003, o Ministério do Trabalho e Emprego assumiu responsabilidades para instituir políticas públicas mais eficazes que garantam direitos aos trabalhadores menos favorecidos.
O conceito da Economia Solidária é que os empregados possam gerir de forma coletiva o próprio trabalho, exemplos dessa união são projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, entre outros.
Deste modo, a SENAES apóia investimentos econômicos solidários, seja por meio de ações diretas, cooperativas ou convênios. A ARGRUP está ligada à Secretaria, visto que faz parte do conjunto de empreendimentos sociais realizados em Belo Horizonte.
ARGRUP- A Associação foi fundada com participação de quatro comunidades do Barreiro e atua desde abril de 2003. No ano seguinte a inauguração, foi construído o primeiro Galpão de Reciclagem (Coopersoli) fora da região central do Barreiro, que atualmente recicla mais de 50 toneladas/mês.
Por Fim, vale lembrar que as inscrições para os cursos de agente ambiental, oferecidos pela ARGRUP, são gratuitas. "Teremos oficinas de Transformação de Materiais Recicláveis e de Produção de Papel", adianta Godinho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br