Ação de qualificação do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Ippes, vai preparar 1.400 jovens de quatro municípios para que ingressem no mundo do trabalho
Brasília, 08/08/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta sexta-feira (8) da aula inaugural do Consórcio Social da Juventude de Aracruz e Região, no Espírito Santo. Em parceria com o Instituto de Políticas e Desenvolvimento Social e Educacional (Ippes) - entidade âncora responsável - o programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) vai preparar 1.400 jovens carentes, provenientes de famílias com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo, para que tenham condições de entrar no mercado de trabalho ou até mesmo participar de atividades empreendedoras, geradoras de renda.
Serão capacitados alunos das cidades de Aracruz, João Neiva, Ibiraçu e Fundão. Depois de qualificados, a meta é conseguir um emprego para pelo menos 420 alunos.
O ministro Lupi destacou o papel que este tipo de ação tem para o desenvolvimento da cidadania dos jovens, dando reais condições de eles entrarem no mercado de trabalho, de maneira competitiva. "Mas para isso é fundamental que vocês aproveitem esta oportunidade com dedicação, afinco, perseguindo o seu objetivo", disse Carlos Lupi, dirigindo-se aos jovens.
O Consórcio vai permitir que os jovens recebam qualificação sócio-profissional, tendo acesso à qualificação básica (primeiro módulo), com ações de cidadania, ética e valores humanos; elevação da escolaridade; educação ambiental; inclusão digital; práticas esportivas; empreendedorismo e economia solidária.
Depois de passarem por esse processo, entrará a parte de formação profissional. Nesta fase (segundo módulo), terão acesso a oficinas de comunicação e marketing; agro-extrativista; arte e cultura; indústria e tecnologia; turismo e desenvolvimento sustentável; agronegócio com ênfase em agricultura familiar; tecnologia em artesanato e atendimento ao público com ênfase em comércio e hotelaria. As áreas foram selecionadas a partir das necessidades da região e o processo de formação terá duração de 400 horas, executadas em 10 meses.
A meta de inserção do Consórcio Social da Juventude é de 30%. Mas o ministro conversou especialmente com o empresariado da região e pediu no seu discurso: "Mobilizem-se para contratar pelo menos metade destes 1,4 mil jovens".
Projovem - Com a extinção do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego (PNPE), através da Lei 11.692 de 10 de junho de 2008, entrou em vigor, em janeiro de 2008, o ProJovem, que integra as ações voltadas para juventude do Governo Federal. O programa se divide nas modalidades ProJovem Adolescente - Serviço Socioeducativo; ProJovem Urbano; ProJovem Campo - Saberes da Terra e ProJovem Trabalhador.
O Ministério do Trabalho e Emprego é o responsável pela execução das ações de qualificação dos jovens por meio do ProJovem Trabalhador, composto por duas linhas de ações provenientes do PNPE. Uma delas é o Juventude Cidadã (convênios executados pelos governos estaduais, municipais e o Distrito Federal) e Consórcio Social da Juventude (convênios executados por entidades da sociedade civil).
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br