Ministro Manoel Dias visita as obras do metrô do Rio
Com financiamento do FAT, a Linha 4 é um dos legados das Olimpíadas de 2016
Ministro visita as obras de construção da Linha 4 no RJ
Rio de Janeiro, 26/01/2015 - O Ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, visitou nesta segunda-feira (26), acompanhado do Secretário Estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório, as obras de construção da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro, que ligará, a partir do primeiro semestre de 2016, os bairros de Ipanema, na Zona Sul, e da Barra da Tijuca, na Zona Oeste. Financiada pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), a obra é um dos principais legados dos Jogos Olímpicos na cidade.
O novo percurso metroviário vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Além disso, o deslocamento da Barra ao Centro ocorrerá em menos de 40 minutos, reduzindo em mais de 1 hora o tempo gasto, se comparado com o ônibus ou o carro.
"É uma obra que muda a vida do carioca. Garante a mobilidade urbana, que é um grande desafio para o trabalhador, que fica às vezes horas no trânsito para chegar ao trabalho", comentou o ministro. A construção do novo trecho do metrô envolve 9 mil trabalhadores, sendo a maior obra do gênero em andamento na América Latina. "O Rio de Janeiro foi o segundo estado que mais gerou empregos em 2014 e mostra que vamos continuar crescendo em 2015, com investimentos como o metrô", continuou.
Desenvolvimento - Representando um dos compromissos do Governo do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal com o Comitê Olímpico Internacional (COI), por ocasião dos Jogos Rio 2016, o empreendimento gera, no total, cerca de 9 mil empregos, entre vagas diretas e indiretas.
O investimento é de R$ 8,79 bilhões, sendo R$ 7,63 bilhões de recursos público, através do Governo do estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal, e o restante da Concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4 do Metrô. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social disponibilizou, via Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), cerca de R$ 4,3 bilhões. O montante representa, aproximadamente, metade do custo do empreendimento.
Ao todo, serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e, aproximadamente, 16 quilômetros de extensão. As obras desse transporte de massa - alimentado por energia não poluente - acontecem em sintonia com uma série de atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, incluindo o tratamento de resíduos e a reutilização da água consumida.
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