Encontro teve como objetivo apresentar à instituição financeira as operações de microcrédito e os desafios para garantir a ampliação do acessso ao dinheiro
Foto: Renato Alves
MICROCRÉDITO
Presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho;
ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi;
e o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo
Brasília, 22/10/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou nesta quarta-feira (22), em Brasilia, de reunião entre a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e a Comissão de Representantes dos Operadores de Microcrédito Produtivo Orientado. O encontro teve como objetivo apresentar à instituição financeira as operações de microcrédito e os desafios para garantir a ampliação do acessso ao dinheiro.
Lupi ressaltou o trabalho do MTE no sentido de viabilizar o acesso ao microcrédito. "Estamos procurando agir em parceria com a Caixa, de forma a facilitar a tomada de crédito pelos micro-empreendedores", destacou o ministro.
Para o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo, o microcrédito é um grande instrumento de revolução produtiva para o povo brasileiro e a retirada dos entraves é um grande passo para o desenvolvimento do programa".
Ressaltando o papel da Caixa na inclusão bancária, Fernanda Ramos destacou a importância do "protagonismo do MTE no desenvolvimento do empreendedorismo, encarada como prioridade pela instituição. Fernanda comunicou que a quase totalidade das reivindicações apresentadas pelos representantes dos operadores de microcrédito eram passíveis de atendimento pela Caixa.
Desde a criação do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), em 2005, as organizações de microcrédito têm enfrentado dificuldades para acesso aos recursos de funding. A baixa capilaridade das operadoras de microcrédito; a ausência de garantias acessíveis às características do setor; o impedimento de captar recursos junto ao público e a falta de articulação da rede de instituições de microcrédito com os agentes financeiros estão entre os destaques para o baixo acesso ao funding.
O objetivo do MTE é criar condições e mediar uma interlocução permanente entre as instituições operadoras e os agentes financeiros e reguladores, permitindo a difusão do microcrédito.
Um dos desafios do Programa de Microcrédito tem sido encaminhar a demanda para a estruturação de um modelo de relacionamento entre as instituições de microcrédito e os agentes financeiros, permitindo que todas as organizações possam firmar contratos que assegurem condições para a expansão da oferta de crédito no Brasil, bem como criando oportunidades em que os representantes das instituições de microcrédito e os bancos públicos e privados possam encontrar-se para discutir as condições de relacionamento e operação no setor.
Impactos - O microcrédito produtivo orientado produz impactos positivos tanto na dinâmica dos pequenos empreendimentos como no ganho de renda das famílias dos empreendedores populares.
Por conta disso, o Programa de Microcrédito está estruturando e implementando alguns projetos. Um dos principais consiste no estímulo à concessão de microcrédito a potenciais empreendedores identificados no cadastro do Programa Bolsa Família. Na semana passada, o Ministério do Trabalho lançou Edital de Concurso de Projetos (nº 1/2008) para selecionar stá instituições de microcrédito habilitadas para a realização de um piloto, que servirá para a adequação da proposta e a avaliação de seus impactos na vida das famílias atendidas, bem como para examinar as condições para a massificação da oferta de microcrédito no Brasil.
Ações - O MTE também está desenvolvendo outras políticas públicas dirigidas ao fortalecimento do segmento, onde se destacam projetos como:
- Planseq Microcrédito, que está capacitando 3400 empreendedores;
- Construção de banco de dados permanente, com o intuito de monitorar e avaliar o seguimento de microcrédito;
- Serviço 0800 para o microcrédito, que tem o intuito de aproximar o tomador final da rede de operadores;
- Solicitação de empréstimos pela Internet, que também tem o mesmo intuito da medida anterior;
- Capacitação de 160 agentes de crédito (Edital de Concurso de Projetos nº 2/2008), com vista a aprimorar a metodologia do microcrédito
- Projeto de Desenvolvimento Institucional, que tem o intuito de ampliar a capacidade gerencial e organizacional das entidades de microcrédito, permitindo a melhoria de sua eficiência e a ampliação do número de pessoas atendidas por elas;
- Apoio a realização de eventos no país, como os das cooperativas (7º CONCRED) e do Banco Central;
- Realização do Seminário do Programa de Microcrédito do MTE.
Mais informações:
- Beneficiários do Bolsa Família contam com projeto de microcrédito do Ministério
- Programa de Microcrédito seleciona organização para capacitar agentes de crédito
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br