Primeiro encontro do grupo de trabalho que irá conduzir a troca de experiências entre os países acontece no mês de fevereiro, em Roma
Foto: Renato Alves
Representantes de centrais sindicais e de uma agência de empregos italianas mostraram interesse nas ações de qualificação do MTE
Brasília, 16/01/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, recebeu nesta terça-feira (15) a visita de sindicalistas italianos e aproveitou para tratar da pauta da primeira reunião do grupo de trabalho que irá conduzir a troca de experiências entre o MTE e o Ministério do Trabalho daquele país. O encontro está previsto para ser realizado em fevereiro, na cidade italiana de Roma.
A criação do grupo é fruto do protocolo de intenções assinado por Lupi e o ministro do Trabalho e Previdência Social italiano, Cesare Damiano, no ano passado, durante visita oficial do ministro brasileiro à Itália. Na ocasião, Lupi afirmou que gostaria de iniciar no Brasil um programa de qualificação para atender trabalhadores beneficiados pelo seguro-desemprego, inspirado no modelo que já funciona na Europa.
"Nosso foco está nas políticas públicas para a geração de empregos, principalmente entre os jovens", afirmou ontem Lupi, destacando o interesse dos italianos no Projovem, programa que desde o início do ano reúne as principais ações sociais do Governo Federal voltadas para essa faixa etária.
Participaram do encontro o diretor da central Unione Italiana del Lavoro, Fabio Porta, o representante da agência de empregos Obiettivo Lavoro, Massimo Cabiati, e o presidente da central Unione Degli Italiani nel Mondo, Plínio Sarti.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6977/6540 acs@mte.gov.br