Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Ministro recebe texto do acordo nacional para uso controlado de amianto

Em encontro no Rio de Janeiro, Carlos Lupi destaca a importância da saúde e segurança dos trabalhadores

Rio de Janeiro, 17/12/2007 - O vice-presidente da Comissão Nacional dos Trabalhadores do Amianto (CNTA), Adilson Santana, apresentou nesta segunda-feira (17) ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, a oitava versão do acordo nacional para uso controlado do produto. O texto foi debatido ao longo do ano por representantes do segmento e concluído em outubro, trazendo diversas medidas para garantir que a manipulação do material cancerígeno não prejudique a saúde dos trabalhadores.

O amianto é um mineral usado na fabricação de produtos como telhas, caixas d'água, mangueiras e forração de roupa. A inalação do pó do amianto pode provocar diversas doenças que variam de fibrose pulmonar ao câncer de pulmão, de aparelho digestivo e de laringe. No Brasil, sua utilização é controlada pela Norma Regulamentadora (NR) 15, do Ministério do Trabalho e Emprego, que dispõe sobre as atividades e operações insalubres.

Segundo Santana, o acordo prevê a redução do limite de tolerância para partículas de amianto, assim como a concentração máxima do produto a ser manuseada. O ministro elogiou a iniciativa e destacou as ações do ministério voltadas para a saúde e segurança dos trabalhadores.  "O emprego é importante, mas a vida está acima de tudo", afirmou.


Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 / 3317-6540 -
acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas