Categoria luta por piso salarial e jornada de 30 horas semanais
Foto: MTE
Visita ao Rio Grande do Sul
Ministro Carlos Lupi durante visita ao Conselho Regional
de Enfermagem do RS
Porto Alegre, 15/07/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, visitou na segunda-feira (14) a sede do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), onde recebeu dos representantes da categoria uma pauta de reivindicações. A principal é a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, além da criação de um piso salarial para a profissão.
Segundo a presidente do Coren-RS, Maria Graça Piva, a proposta da jornada de 30 horas segue uma orientação da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e poderia ser incluída no projeto de lei que regulamenta o exercício da profissão.
O ministro considerou as reivindicações justas, mas explicou que elas dependem de aprovação do Congresso Nacional. "A questão da jornada é especialmente sensível em todas as profissões que lidam diretamente com a vida, e deve ser analisada com atenção", afirmou, prometendo encaminhar os pedidos da categoria às lideranças do Congresso.
Foto: MTE
Viagem ao Rio Grande do Sul
Lupi entrega certificados a estudantes de baixa renda
que concluíram cursos de capacitação profissional
Certificados - O ministro encerrou sua agenda na capital gaúcha no bairro Navegantes, onde entregou certificados a estudantes de baixa renda que concluíram cursos de capacitação profissional promovidos pela Associação das Creches Beneficientes do Rio Grande do Sul. Lupi também inspecionou as obras de ampliação da sede da entidade, financiadas com recursos do MTE através de uma parceria com a Fundação Banco do Brasil.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6537 - acs@mte.gov.br