Carlos Lupi confirma o interesse do governo brasileiro em aprofundar o relacionamento entre as duas instituições
Genebra, 15/06/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o vice-ministro do Trabalho da Alemanha, Ralf Brauksiepe, reuniram-se nesta segunda-feira (14), na Suíça, e reafirmaram seu interesse em realizar um programa de cooperação técnica entre as duas instituições, a ser iniciado ainda este ano. Os ministros estão na Suíça participando da conferência anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que termina na próxima sexta-feira.
"Temos muito interesse em trocar experiências e realizar consultas técnicas, como por exemplo sobre o tema da redução da jornada de trabalho", afirmou o vice-ministro Brauksiepe. Ele também propôs a organização de uma conferência sobre diálogo social, no fim do ano.
Em agosto do ano passado o ministro brasileiro assinou um termo de cooperação com o então vice-ministro alemão, Klaus Brandner. Contudo, a troca de dirigentes no ministério alemão atrasou a implantação do programa.
Lupi confirmou o interesse do governo brasileiro em aprofundar o relacionamento entre as duas instituições, e convidou a ministra alemã Ursula von der Leyen e sua equipe a visitarem o Brasil para conhecer de perto os programas desenvolvidos pelo ministério.
"Existem grandes investimentos da Alemanha no Brasil, e há muitos anos já ocorre uma intensa troca de experiências entre associações sindicais dos dois países. Esse acordo vai facilitar muito a troca de informações em áreas estratégicas, como a inspeção do trabalho", exemplificou Lupi.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br