Eles traçaram estratégias para a Conferência do próximo ano e debateram temas importantes para o bloco econômico, como o plano regional de trabalho infantil e a livre circulação de pessoas
Foto: Fábio Borges
OIT
Ministro Carlos Lupi em encontro com seus colegas de
pasta da Argentina e Uruguai
Genebra, Suíça - 13/06/2008 - Os ministros do Trabalho do Brasil, Uruguai e Argentina se reuniram nesta quinta-feira (12), durante o penúltimo dia da conferência anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT), para fazer uma retrospectiva da atuação dos países do Mercosul durante o encontro, que começou no dia 27 de maio.
Eles traçaram estratégias para a reunião do próximo ano e debateram temas importantes para o bloco econômico, como o plano regional de trabalho infantil e a livre circulação de pessoas.
O ministro Carlos Lupi voltou a propor que os membros do Mercosul e da América do Sul organizem uma reunião antes da conferência do próximo ano, argumentando que a região possui interesses e realidades que não se confundem com a dos outros continentes. "Num momento em que o mundo teme uma crise alimentar, somos uma espécie de celeiro do planeta. Esta será uma questão central nos próximos anos e precisamos defender com clareza nossas posições", afirmou Lupi, citando a defesa pelo fim dos subsídios agrícolas nos países ricos.
OIT - A Organização Internacional do Trabalho é uma agência multilateral ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), especializada nas questões do Trabalho. É a única com estrutura tripartite, na qual os representantes dos empregadores e dos trabalhadores têm os mesmos direitos que os do governo. A entidade possui 182 países membros, que se reúnem em assembléia durante a Conferência Internacional do Trabalho realizada anualmente, em junho, na cidade de Genebra. Uma das principais funções da OIT desde a sua criação, em 1919, é a de elaborar convenções e recomendações que valem como normas internacionais de trabalho para os países signatários.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6841/6537 acs@mte.gov.br