Documento apresentado na Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, lista medidas para proteger os trabalhadores dos efeitos da crise econômica mundial
Foto: Max Monjardim
Ministros do trabalho de países do Mercosul e Juan
Somavia assinam documento conjunto
Genebra, 17/06/2009 - Os ministros do Trabalho do Mercosul assinaram na manhã desta quarta-feira, em Genebra, documento onde se comprometem a colocar em prática uma série de medidas conjuntas para amenizar os impactos da crise econômica mundial sobre a América do Sul. A solenidade de assinatura contou com a presença do Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, e aconteceu na sede da Organização das Nações Unidas, onde acontece esta semana a 98ª Conferência Internacional do Trabalho.
Clique aqui para ler a íntegra do documento original.
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou o documento em nome do governo brasileiro. "A assinatura deste documento é importante para que possamos acompanhar em conjunto a evolução dos amigos do nosso continente durante esta crise. Neste momento, fica ainda mais claro que a união dos países do Mercosul é fundamental para garantirmos melhores condições de trabalho na região", afirmou Lupi.
A 'Declaração dos ministros do trabalho do Mercosul para a preservação do emprego frente à crise' foi assinada conjuntamente por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Entre as medidas descritas no documento estão: a ampliação e adaptação da proteção ao desemprego nos países signatários; a extensão à proteção social ao emprego, com ações de capacitação profissional; o desenvolvimento de ações de preservação e formalização dos postos de trabalho a partir de acordos com empresários e sindicatos; o fortalecimento de programas de emprego voltados a grupos vulneráveis e jovens, a partir de formação e qualificação profissionais; o suporte às micro e pequenas empresas e aos empreendimentos individuais e coletivos, por sua importância para o emprego; e a vinculação de empréstimos públicos e isenções fiscais à garantia de manutenção dos postos de trabalho.
Conferência - A 98ª Conferência Internacional do Trabalho acontece no Palácio das Nações, sede da Organização das Nações Unidas, em Genebra. Promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento tem como ponto alto a Cúpula do Trabalho, que reúne ministros do Trabalho em agendas específicas sobre o tema, com destaque para o combate à crise econômica mundial.
O ministro brasileiro da pasta, Carlos Lupi, foi o principal orador da abertura da conferência, e presidiu reunião de representantes de países da América Latina e Caribe, onde foram discutidas ações conjuntas de combate a crise e a melhora nas relações trabalhistas da região.
Saiba mais sobre a participação brasileira na Conferência Internacional do Trabalho:
Em Genebra, países pedem apoio técnico ao Brasil para superar a crise econômica
Ministro do Trabalho fala durante 98ª Conferência da OIT
Brasil assina documento da OIT em apoio ao Trabalho Decente
Soluções à crise serão discutidas durante conferência da OIT
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Declaração dos Ministros do Trabalho do Mercosul - Arquivo DOC