Conselho Nacional de Imigração aprovou novas regras que elimina uma série de exigências e vai facilitar vinda de trabalhadores nesses eventos
Brasilia, 14/11/2012 – O Conselho Nacional de Imigração (CNIg) aprovou em reunião realizada nesta quarta-feira (14), em Brasília, novas regras que vão facilitar a concessão de visto temporário ao estrangeiro que vier trabalhar no país exclusivamente na preparação, organização, planejamento e execução da Copa das Confederações Fifa 2013, da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
“A Resolução vai facilitar a vinda de trabalhadores de interesse das entidades organizadoras da Copa das Confederações Fifa 2013, da Copa do Mundo Fifa 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, pois elimina uma série de documentos, como comprovação de escolaridade e experiência. A única exigência será um termo em que as entidades assegurem a vinculação do estrangeiro com os eventos. Esses pedidos serão decididos em até cinco dias. O objetivo é estabelecer mecanismos para que a vinda desses profissionais seja aprovada de forma a garantir a sua presença na preparação e execução desses grandes eventos”, explicou o presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida.
Os pedidos de autorização de trabalho poderão ser efetuados por meio eletrônico, em sistema disponibilizado no site do Ministério do Trabalho e Emprego. Caberá ao MTE decidir sobre as autorizações de trabalho, encaminhando-as ao Ministério das Relações Exteriores para concessão do visto nas repartições consulares brasileiras no exterior.
A Resolução, aprovada hoje, entrará em vigor a partir da data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Assessoria de Comunicação Social MTE
(061) 2031-6537 – acs@mte.gov.br