Núcleos serão instalados nas cinco grandes regiões do país, formando 15 mil educadores e trabalhadores até 2010
Brasília, 12/12/2007 - A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) anunciou o resultado do processo seletivo para a escolha das instituições que serão parceiras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na implantação dos seis Centros de Formação em Economia Solidária. Os núcleos serão instalados nas cinco regiões do país (um deles será nacional), formando educadores e desenvolvendo programas de capacitação voltados para a implantação de empreendimentos de economia solidária. A meta é qualificar 15 mil pessoas até 2010.
A Cáritas Brasileira atuará em âmbito nacional, sendo também responsável pela articulação dos centros; já as entidades regionais serão a Universidade Federal do Pará (Região Norte), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (Nordeste), a União Brasileira de Educação e Ensino / Instituto Marista de Solidariedade (Sudeste), a Escola Técnica José César de Mesquita (Sul) e a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical (Centro-Oeste).
Ao todo, foram 39 propostas inscritas e estudadas a partir do histórico de cada instituição, onde se analisaram as experiências quanto às atividades formativas ou educacionais, assim como a infra-estrutura (espaço, equipamentos) e experiência no setor. Para serem aprovadas, as entidades deveriam ter no mínimo cinco anos de atuação nos segmentos de economia solidária e educação popular, além de demonstrar capacidade de articular parcerias interestaduais.
"As entidades vão concentrar em uma estrutura permanente atividades e projetos antes executados de modo isolado", explica Roberto Marinho Alves da Silva, Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Senaes. Segundo ele, a intenção da Senaes é de formar 15 mil educadores em Economia Solidária até 2010.
Os centros terão também a função de identificar, sistematizar e disseminar metodologias de formação apropriadas à Economia Solidária. Além disso, vão promover seminários e encontros com a finalidade de favorecer a ampliação quantitativa e o aperfeiçoamento qualitativo de programas de capacitação e elevação de escolaridade de trabalhadores que atuam no segmento.
O projeto prevê ainda a realização de dois cursos de formação por região e dois cursos estaduais, além de oficinas regionais e microrregionais que devem atender a população do interior e da capital dos estados. O valor total do projeto é de 10 milhões de reais, os quais serão divididos entre as seis instituições.
A seleção das instituições responsáveis pela implantação dos Centros foi realizada por um Comitê Avaliador formado por especialistas e articuladores da Economia Solidária no Brasil. O processo seletivo contou ainda com seminários com as instituições selecionadas, onde seus projetos e planos de trabalho para implantação dos centros foram debatidos e orientados.
Mais informações em http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_selecao.asp
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 /3317-6540 - acs@mte.gov.br
Arquivos Relacionados:
Resultado final - Seleção CFES - Arquivo PDF