Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE anuncia instituições que vão receber Centros de Formação em Economia Solidária

Núcleos serão instalados nas cinco grandes regiões do país, formando 15 mil educadores e trabalhadores até 2010

Brasília, 12/12/2007 - A Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes) anunciou o resultado do processo seletivo para a escolha das instituições que serão parceiras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) na implantação dos seis Centros de Formação em Economia Solidária. Os núcleos serão instalados nas cinco regiões do país (um deles será nacional), formando educadores e desenvolvendo programas de capacitação voltados para a implantação de empreendimentos de economia solidária. A meta é qualificar 15 mil pessoas até 2010.

A Cáritas Brasileira atuará em âmbito nacional, sendo também responsável pela articulação dos centros; já as entidades regionais serão a Universidade Federal do Pará (Região Norte), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (Nordeste), a União Brasileira de Educação e Ensino / Instituto Marista de Solidariedade (Sudeste), a Escola Técnica José César de Mesquita (Sul) e a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical (Centro-Oeste).

Ao todo, foram 39 propostas inscritas e estudadas a partir do histórico de cada instituição, onde se analisaram as experiências quanto às atividades formativas ou educacionais, assim como a infra-estrutura (espaço, equipamentos) e experiência no setor. Para serem aprovadas, as entidades deveriam ter no mínimo cinco anos de atuação nos segmentos de economia solidária e educação popular, além de demonstrar capacidade de articular parcerias interestaduais.

"As entidades vão concentrar em uma estrutura permanente atividades e projetos antes executados de modo isolado", explica Roberto Marinho Alves da Silva, Diretor do Departamento de Estudos e Divulgação da Senaes. Segundo ele, a intenção da Senaes é de formar 15 mil educadores em Economia Solidária até 2010.

Os centros terão também a função de identificar, sistematizar e disseminar metodologias de formação apropriadas à Economia Solidária. Além disso, vão promover seminários e encontros com a finalidade de favorecer a ampliação quantitativa e o aperfeiçoamento qualitativo de programas de capacitação e elevação de escolaridade de trabalhadores que atuam no segmento.

O projeto prevê ainda a realização de dois cursos de formação por região e dois cursos estaduais, além de oficinas regionais e microrregionais que devem atender a população do interior e da capital dos estados. O valor total do projeto é de 10 milhões de reais, os quais serão divididos entre as seis instituições.

A seleção das instituições responsáveis pela implantação dos Centros foi realizada por um Comitê Avaliador formado por especialistas e articuladores da Economia Solidária no Brasil. O processo seletivo contou ainda com seminários com as instituições selecionadas, onde seus projetos e planos de trabalho para implantação dos centros foram debatidos e orientados.

Mais informações em http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/prog_selecao.asp

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 /3317-6540 - acs@mte.gov.br


Arquivos Relacionados:
Resultado final - Seleção CFES - Arquivo PDF Ícone: Arquivo PDF.





 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas