Ministro condecora 30 personalidades e instituições com Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas
Foto: Renato Alves
Grã-Cruz, a mais alta das cinco medalhas da Honra ao Mérito do Trabalho Getúlio Vargas
Brasília, 24/11/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza nesta segunda-feira (26), às 18h, no Auditório da Confederação Nacional do Comércio (CNC), uma festa em comemoração aos seus 77 anos. Na ocasião, o ministro Carlos Lupi entregará a medalha da Ordem do Mérito Trabalhista Getúlio Vargas a 30 personalidades, autoridades, entidades e trabalhadores que se destacaram na contribuição das relações de trabalho e no engrandecimento do país.
Durante a cerimônia, também haverá o lançamento do carimbo comemorativo dos 77 anos da criação do ministério e do livro "MTE: uma história vivida e contada", produzido em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Vale do Rio Doce.
Mudança - A Ordem do Mérito do Trabalho foi instituída em 1965, e possui cinco diferentes graus. No último mês de outubro, um decreto do presidente Lula alterou o nome da condecoração, que passou a homenagear o ex-presidente Getúlio Vargas. Na ocasião, o ministro Lupi, destacou que a medida realça o compromisso histórico do ministério criado pelo próprio Vargas, em 1930, e destaca o papel do ex-presidente na conquista dos direitos trabalhistas.
"Nada mais justo do que esta honraria levar o nome do presidente que mais promoveu avanços para a proteção do trabalhador brasileiro, criando o 13º salário, as férias remuneradas, o salário-mínimo e diversos outros benefícios previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)", destacou. "O presidente Lula fez um ato de justiça e reconhecimento, que está à altura do seu governo", afirmou.
A pasta do trabalho foi criada no primeiro mandato do presidente Vargas, com a denominação Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. O primeiro a conduzi-la foi Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor. Dois anos depois, o ministério instituiu as Inspetorias Regionais do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, transformadas em Delegaciais Regionais do Trabalho em 1940.
No começo dos anos 60, houve a mudança de nome para Ministério do Trabalho e Previdência Social. Em 1º de maio de 1974, outra mudança: Ministério do Trabalho. E, a definitiva em 1999 - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira abaixo a lista completa dos agraciados. Clique no nome para obter uma pequena biografia de cada um dos condecorados.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/6540 acs@mte.gov.br