Brasília, 18/04/2013 - A experiência brasileira na promoção do Trabalho Decente foi destaque em reunião da XVII Conferencia Interamericana de Ministros do Trabalho. O assunto foi discutido durante sessão do Grupo de Trabalho GT1, presidido pelo Brasil, que tratou do Desenvolvimento Sustentável com Trabalho Decente. O fórum teve início no dia 16 e segue nesta sexta-feira (19), em Nassau, nas Brahamas.
Durante a primeira sessão do GT1 que tratou do tema "Coerência de políticas laborais, econômicas e educativas - O emprego no centro das políticas econômicas", o representante do Brasil na Conferência, Mário Barbosa, apresentou as linhas gerais dos programas: Plano Brasil Maior, PRONATEC, Brasil Sem Miséria e, Viver Sem Limites. Destacou a experiência e avanços do Brasil na luta pela erradicação da pobreza extrema, com ênfase na expansão das políticas de proteção social, acompanhado da promoção do emprego como centro dessas políticas.
O participante do país no evento internacional também ressaltou o papel do Comitê Executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, “como mecanismo de promoção efetiva da coerência de políticas e mencionou o processo da Conferencia Nacional como instrumento de ampliação do dialogo social no campo das políticas públicas de emprego e proteção social”, ressaltou Barbosa.
A XVII Conferencia Interamericana de Ministros do Trabalho foi precedida por seminário com o tema: "Rumo a condiciones más justas de trabalho: promovendo a inclusão social com equidade" e cujo objetivo geral foi é identificar lições aprendidas e recomendações de políticas para promover a inclusão social das populações em situação de vulnerabilidade, que tradicionalmente tem sido marginalizadas do mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br