MTE divulga balanço do GMAI em 2014
Grupo Móvel realizou 7 grandes operações que alcançou 111 empresas de infraestrutura no primeiro quadrimestre do ano
Brasília, 30/05/2014 – O Grupo Móvel de Auditoria de Condições de Trabalho em Obras de Infraestrutura (GMAI), vinculado à Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho (SIT/MTE), divulgou nesta sexta-feira (30) balanço das operações do quadrimestre de 2014. No período, foram realizadas sete grandes operações em obras de infraestrutura envolvendo um total de 111 empresas, resultando em 17 embargos e interdições e 1.206 autos de infração.
Segundo o diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE, Rinaldo Marinho, as operações se desenvolveram entre fevereiro e abril deste ano, fiscalizando as obras dos aeroportos de Confins (MG) e Viracopos (SP), obras de mobilidade em rodovias de acesso ao aeroporto de Confins, Expresso DF, em Brasília e Metrô Barra-Zona Sul no Rio de Janeiro. Além disso, o GMAI fiscalizou as obras do bairro planejado Ilha Pura, na Barra da Tijuca (RJ), a Usina Hidroelétrica Belo Monte (PA) e a Termoelétrica Parnaíba (MA).
Para Marinho, “esta é uma ação fundamental da Inspeção do Trabalho no sentido de prevenir acidentes e melhorar as condições no ambiente de trabalho, destacando que o GMAI tem realizado um trabalho numa proporção sem precedentes no país na proteção à saúde do trabalhador”.
A Coordenadora Operacional do GMAI e auditora fiscal, Camila Morais, diz que durante o mês de maio foram encerradas outras seis operações, com a fiscalização das obras da Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), no Ceará, de Porto do Açu (RJ), Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, Usina Hidroelétrica Santo Antônio (RO), Hidroelétricas Ferreira Gomes e Cachoeira Caldeirão (AP) e as obras do Complexo Petroquímico do Rio de janeiro (Comperj), cujos relatórios ainda estão em fase de conclusão.
Assessoria de Imprensa/MTE
acs@mte.gov.br2031.6537