Renato Alves
Ministro debate o Sistema com entidades e servidores
MTE e entidades de servidores debatem SUT
Ministro participou nesta sexta-feira (08) de seminário promovido por entidades sindicais representativas de servidores do MTE para discutir diretrizes do sistema
Brasília, 08/08/2014 - O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, participou nessa sexta-feira (08), em Brasília, da abertura do Seminário Nacional sobre o Sistema Único de Trabalho (SUT), promovido por entidades sindicais representativas dos servidores do órgão. O encontro acontece de hoje a domingo (10) e discute das perspectivas de políticas públicas voltadas a proteção dos direitos dos trabalhadores, com fomento de postos de trabalho e especialização de mão de obra, por meio do SUT.
O ministro ressaltou aos participantes as ações em curso na sua gestão, com ênfase na modernização da estrutura do órgão, com o intuito de melhorar o atendimento dos serviços prestados pelo MTE. “Uma das principais ações é a recuperação física dos nossos postos de atendimento, para melhorar o atendimento na ponta para o trabalhador, além de outras ações importantes, com destaque para a melhoria da ouvidoria, a criação do monitoramento, da universidade do trabalhador e da fiscalização eletrônica”, avaliou o ministro.
Manoel Dias destacou também as melhorias tecnológicas que facilitam o atendimento ao trabalhador, como o atendimento agendado, presente em 95% das Superintendências. “Passamos dificuldades no começo por conta das mudanças, mas tudo isso é para melhorar o atendimento ao cidadão. Nós fizemos o concurso para 450 servidores. E criamos também o observatório do mercado de trabalho”, ressaltou.
Para Dias, o debate é um instrumento importante na implementação de políticas públicas de trabalho, emprego e renda. O ministro prometeu fazer do MTE “um órgão ágil e verdadeiramente comprometido com os interesses dos trabalhadores”, afirmou.
O ministro fez questão de deixar claro aos representantes de entidades e servidores presentes que o SUT não tem a intenção de retirar atribuições do órgão. "A proposta apresentada não ensejará em prejuízo nenhum as atribuições funcionais do MTE nem dos servidores do órgão”, garantiu.
Na mesa de abertura estavam presentes o diretor do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Francisco Luis Lima, diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Célio dos Santos, diretor da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes e secretário geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sergio Ronaldo da Silva.
Assessoria de Imprensa/MTE