Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE e MPT unem forças para combater o trabalho análogo ao de escravo

Os dois órgãos assinaram nesta tarde um protocolo de intenções com objetivo de estabelecer procedimentos e normas no combate ao trabalho considerado análogo ao de escravo no Brasil, a fim de possibilitar maior eficiência nas ações

Foto: Renato Alves

Assinatura de protocolo de inteçoes  mpt e mte

O Consultor Jurídico do MTE, Jerônimo dos Santos (esquerda), o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o Procurador-Geral do Trabalho, Otávio Brito, e o Diretor do Departamento de Fiscalização do Trabalho, Leonardo Soares.

 

Brasília, 10/07/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, e o Procurador-Geral do Trabalho, Otávio Brito, assinaram nesta quinta-feira (10) um acordo de cooperação técnica com objetivo de fixar procedimentos e estabelecer formas de colaboração entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

"Esse acordo é uma prestação de serviço ao povo brasileiro. O Brasil está se tornando referência em todo mundo no combate ao trabalho análogo ao de escravo e isso se deve muito às parcerias entre o Ministério Público e o Ministério do Trabalho", destaca Lupi.

A parceria vai promover um intercâmbio de informações e experiências, apoio mútuo nas ações institucionais entre as partes e agilizar o envio de informações, processos e atividades relacionadas à erradicação do trabalho análogo ao de escravo.

O acordo estabelece, por exemplo, que em operações realizadas pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel do MTE, sempre haverá a presença de um Procurador do Trabalho. Em contrapartida, o MPT vai colaborar com o MTE no envio de denúncias de trabalho que estejam fora das normas estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

De acordo com Brito, é importante não somente reconhecer a existência do problema, mas também criar mecanismos para solucioná-los. "E essa parceria, com certeza, vai obter grandes resultados", conclui.

O evento aconteceu na sede do MTE, em Brasília, às 15h30, e contou com a presença de autoridades dos dois órgãos.

Durante o encontro, o ministro Lupi comunicou que os dois órgãos estão preparando um painel de fotografias sobre trabalho análogo ao de escravo, a fim de chamar a atenção da sociedade a respeito do tema. A exposição está prevista para novembro, mês em que se comemora o aniversário do MTE.

 

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas