Pelo acordo, empresa vai disponibilizar 10% das vagas do programa de qualificação para atender trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine)
Foto: Divulgação OI
ACORDO TÉCNICO
Ministro Carlos Lupi assina acordo com o presidente da
OI, Luiz Eduardo Falco
Rio de Janeiro, 16/03/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego e a empresa de telecomunicações Oi selaram nesta segunda-feira (16) uma parceria para aprimorar e ampliar o processo de certificação profissional em todo o Brasil. Pelo acordo, o programa de certificação da empresa - um dos maiores do país, com 17 mil técnicos qualificados no segmento de telecomunicações - servirá de modelo para as ações do Governo, e passará a ter o selo do Ministério. A empresa também vai disponibilizar 10% das vagas do programa para atender trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
Com 24 laboratórios em 20 estados, o programa de certificação profissional da Oi foi criado para garantir um alto padrão de qualidade no atendimento realizado por milhares de prestadores de serviços da companhia. Cada funcionário tem seu currículo avaliado, participa de cursos e, depois de passar por um exame, recebe uma certificação profissional. Graças a convênios com escolas e sindicatos, a empresa já conseguiu elevar o grau de instrução dos prestadores de serviço - todos têm o segundo grau completo.
O ministro elogiou a iniciativa da empresa, afirmando que o investimento na qualificação do trabalhador tem retorno garantido para os empresários e nunca foi tão necessário para a economia do país.
"Vivemos um momento em que o trabalhador precisa estar preparado para exercer até mesmo mais de um ofício, e o programa de certificação da Oi é um exemplo de ousadia, de investimento na produção. É um exemplo do Brasil que está dando certo", disse.
O presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, reafirmou o interesse da empresa em colaborar com as políticas do Governo. "À medida que a empresa crescia, começamos a perceber que algumas de nossas ações de treinamento guardavam muita semelhança com algumas políticas públicas, como é o caso do programa de certificação. Ficamos felizes em colaborar com uma iniciativa que certamente vai trazer benefícios ao trabalhador", concluiu.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br