Com pesquisas a partir de dados do Cadastro Geral de empregados e Desempregados (Caged) e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), instituições vão elaborar pesquisas pelo desenvolvimento de ações para a geração de empregos e renda
Foto: Renato Alves
Lupi e Okamoto assinaram acordo entre MTE e Sebrae
Brasília, 08/12/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) celebrou, nesta terça-feira (08), Acordo de Cooperação Técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para elaboração de pesquisas voltadas para a geração de empregos para as micros e pequenas empresas. Participaram da assinatura o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, além de secretários e diretores dos dois órgãos.
Através do Acordo, o MTE irá disponibilizar ao Sebrae os dados mensais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e os dados anuais da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Ao Sebrae caberá a compilação destes dados e elaboração de análises e estatísticas do mercado de trabalho.
Para o ministro Carlos Lupi, o acordo representa uma oportunidade de capacitação para o pequeno empreendedor. "Com este Acordo podemos ver a possibilidade de capacitar o pequeno empreendedor para que ele tenha um melhor resultado. Isso representa o começo de mais um trabalho de sucesso", reforçou Lupi.
O presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, falou sobre a importância da geração de informações necessárias à criação de políticas públicas para o setor. "Queremos gerar conhecimento para definir políticas públicas para micro e pequenas empresas. Também vamos levar conhecimento para estes empresários. Queremos criar uma cultura que beneficie tanto o empresário quanto o empregado. E para isso as informações que o Ministério do Trabalho e Emprego nos repassará serão de fundamental importância", conclui Okamoto.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br