ONG apresenta ao ministro Carlos Lupi proposta de inclusão social em comunidade de Salvador
Brasília, 16/01/2008 - Uma nova parceria está sendo estudada para capacitação direta de 820 jovens e indireta de 4.100 moradores de Novos Alagados, subúrbio de Salvador (BA). Trata-se do Planejamento Estratégico para Projetos de Inclusão Sócio Produtiva no Território de Novos Alagados (Prodena) apresentado nesta terça-feira (15) ao ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, pela ONG Sociedade 1º de Maio.
Ao viabilizar um sistema de economia solidária para a produção, distribuição e consumo de bens e serviços, o programa tem como meta preparar os jovens e suas respectivas famílias para a inclusão no mercado de trabalho com condições realmente competitivas.
"Este projeto é importante, principalmente por ajudar os beneficiários do Bolsa-família a criarem condições de obter o sustento próprio, sem depender do Governo", disse o ministro.
Vale lembrar que, antes de ser firmada a parceria, o projeto passará por análise técnica e de viabilidade nos Departamentos de Qualificação Profissional e de Políticas para a Juventude do Ministério, os quais serão responsáveis, inclusive, por adequações e complementações no mesmo.
Baseado em um mecanismo de auto-sustentação, no qual o objetivo é que a população local seja capaz de produzir, consumir e comercializar os produtos e serviços originados na comunidade, o Prodena tem duração prevista de quatro anos de execução.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/6540 acs@mte.gov.br