Foram oferecidos cursos nos setores de Serviços, Comércio e Construção Civil. "A carteira assinada é um passaporte para a cidadania", diz o ministro Lupi
Foto: Fabio Borges/Divulgação/MTE
Ministro Lupi entrega diploma a formanda
Rio Grande do Sul, 08/11/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, prestigiou nesta segunda-feira (8) a formatura de 400 trabalhadores da capital gaúcha que participaram de cursos de qualificação profissional do Governo Federal. Eles foram treinados para profissões do comércio e da construção civil, áreas com alta demanda na cidade e que, segundo o ministro, vão continuar oferecendo centenas de oportunidades de emprego nos próximos anos.
"Hoje o Brasil é um dos países do mundo com maiores oportunidades de emprego, o que mostra que o Governo Lula acertou em cheio na política econômica", discursou. "Porto Alegre será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e tenho certeza de que aqueles que se prepararem vão certamente encontrar não apenas uma, mas várias oportunidades de emprego", disse.
Este é o caso Manuelly Sanches, estudante de administração que concluiu o curso de telemarketing e foi até a sede da Superintendência Regional do Trabalho nesta manhã receber seu diploma. Embora já trabalhe como secretária, ela diz que vai continuar fazendo outros cursos para complementar a sua formação acadêmica e ter um currículo polivalente.
"Além de aprender as operações de telemarketing também recebi dicas de como melhorar nosso currículo e a postura no ambiente de trabalho. Já me sinto mais preparada até para fazer uma entrevista de emprego", disse a estudante.
Ao todo foram oferecidos 13 cursos, seis deles na área de serviços (recepcionista, vendas, auxiliar de escritório, telemarketing, recepcionista com inglês e cabeleireiro). Todos os alunos receberam lanche, material didático e vale transporte.
Os outros sete cursos foram destinados exclusivamente a beneficiários do Programa Bolsa Família e se concentraram no segmento da construção civil (pintor, azulejista, ferreiro, armador, eletricista, pedreiro e almoxarifado). Para garantir o treinamento dos 400 trabalhadores gaúchos, o Governo Federal investiu cerca de R$ 1,5 milhão.
Em seu discurso, Lupi destacou que uma das principais conquistas de sua gestão foi ter ampliado o número de cursos de qualificação financiados pelo Governo. Ele citou que o número de beneficiários saltou de 200 mil para um milhão de trabalhadores e jovens em 2010.
O ministro lembrou ainda que o curso funciona muitas vezes como um passaporte para o mercado formal. "Consegui meu primeiro emprego com após fazer um curso de datilógrafo", recordou. "A carteira assinada é um passaporte para a cidadania. Fiz questão de vir dar meu depoimento porque sei que é uma oportunidade que pode mudar a vida de vocês", concluiu.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br