No Mato Grosso do Sul, jovens infratores e detentos receberam capacitação profissional em cursos de eletricista, embelezamento pessoal, manutenção de computadores, móveis planos, garçom e confeitaria. Os recursos são do FAT
Brasília, 25/06/2008 - O convênio entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) para qualificação por meio do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) permitiu que jovens infratores e detentos tivessem acesso a cursos de formação humana e profissionalizantes.
Na última terça-feira (24), vinte detentos da unidade prisional de Aquidauana concluíram o curso de eletricista predial, após cumprirem 120 horas de carga horária. A entrega de certificados aconteceu no Estabelecimento Penal de Aquidauana.
Ainda em junho, outros 71 presidiários, 128 detentas e 65 adolescentes infratores das unidades educacionais de internação foram qualificados em cursos profissionalizantes. Os municípios abrangidos pelos treinamentos foram: São Gabriel do Oeste, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Corumbá e a capital, Campo Grande. O Instituto Delta de Educação foi a unidade executora e ministrou os seguintes cursos: embelezamento pessoal, manutenção de computadores, móveis planos, garçom e confeitaria.
Qualificação - A Funtrab é responsável pela realização dos cursos de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do MTE. A coordenadoria de Qualificação Profissional da Fundação recebe e analisa projetos dos cursos propostos por entidades executoras, conforme o Planteq, que prevê o atendimento em Mato Grosso do Sul a trabalhadores sem ocupação e inscritos nas agências públicas de emprego, além de beneficiários de projetos de inclusão social.
Por conta da competitividade do mercado de trabalho, é necessário que o trabalhador esteja capacitado para inserção e melhoria na geração de renda, ou até mesmo para ser reintegrado na sociedade e no mundo do trabalho.
Planteqs - O Planteq é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do MTE. O Planteq é realizado, exclusivamente, em parceria com estados, municípios e consórcios intermunicipais.
O objetivo é atender às demandas por qualificação de acordo com a realidade local. Todo trabalhador pode participar do Planteq, sendo dada preferência a pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 - acs@mte.gov.br