Intermediação de mão-de-obra, habilitação do seguro desemprego e qualificação profissional estão entre os benefícios oferecidos nos postos do Sistema Nacional do Emprego. Cidades de Içara, Tubarão, Araranguá e Criciúma contarão com serviços
Brasília, 19/05/2010 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, cumpre nesta quinta e sexta-feiras (20 e 21) agenda no estado de Santa Catarina, onde participará da inauguração de agências dos postos Sine e de palestra para estudantes da Universidade do Oeste de Santa Catarina.
O primeiro dia de compromissos no estado terá a inauguração das agências do Sine nos municipios Içara, Tubarão, Araranguá e Criciúma. O Convênio Plurianual Único (CPU) firmado entre a Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST/SC), prevê o repasse total de R$ 5,6 milhões para execução de ações de intermediação de mão-de-obra, seguro desemprego e qualificação profissional. Desse montante, R$ 4,5 milhões são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Na sexta-feira pela manhã, Lupi se encontrará com o prefeito do municipio de Videira e com representantes da fábrica Perdigão e sindicalistas do Sintricavi, para reunião na sede da prefeitura. Depois, participará da inauguração de um centro de reabilitação da empresa e de uma fábrica de sucos. A agenda de compromissos de Lupi termina com encontro com estudantes da Universidade do Oeste de Santa Catarina, onde fará palestra sobre geração de emprego e conquistas trabalhistas.
CPU - Os recursos repassados para os Convênios Plurianuais Únicos são utilizados pelos estados e municípios, por intermédio dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda - conforme detalhamento em Plano de Trabalho - em ações de intermediação de mão-de-obra, seguro-desemprego, qualificação profissional, certificação profissional e fomento a atividades empreendedoras e informações sobre o mercado de trabalho.
Entre as ações está a captação das vagas junto aos empregadores. Caso o trabalhador procure uma unidade do Sine em busca do seguro-desemprego, antes da habilitação das parcelas, é feita uma pesquisa para verificação de oportunidades de emprego visando seu retorno ao mercado de trabalho.
Os recursos referentes a qualificação são utilizados na formação profissional para que o trabalhador tenha condições de voltar ao mercado de trabalho ou conseguir uma oportunidade melhor de emprego.
Os CPUs podem ser celebrados entre o Ministério do Trabalho e Emprego e os governos dos estados, do Distrito Federal, das capitais, dos municípios com mais de 200 mil habitantes e de organizações governamentais e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos.
Plano de Trabalho - Podem encaminhar proposta de Plano de Trabalho os municípios com mais de 200 mil habitantes e entidades privadas sem fins lucrativos. O Plano deverá ser acompanhado de um Projeto Básico descritivo, assim como os dados relativos ao mercado de trabalho local.
Os convênios previamente negociados com a equipe técnica do MTE são assinados de acordo com sua viabilidade e disponibilidade orçamentária e distribuídos em Plano de Trabalho com previsão de execução de despesas de custeio e investimento das agências a serem abertas no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O Plano de Trabalho também deverá prever metas físicas de execução negociadas com a equipe técnica do MTE para as ações de intermediação de mão-de-obra (trabalhadores inscritos, vagas captadas e trabalhadores colocados); Seguro-Desemprego (trabalhadores habilitados) e Qualificação social e Profissional (trabalhadores qualificados).
Serviço:
Quinta-feira, dia 20
8h30 - Inauguração do posto do Sine de Tubarão
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 185 - Centro - Tubarão (SC)
10h - Inauguração do posto do Sine de Içara
Endereço: Rua Ipiranga, 333 - Centro - Içara (SC)
11h30 - Inauguração do posto do Sine de Araranguá
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 653 - Sala 15 - Bairro Cidade Alta - Araranguá (SC)
14h15 - Inauguração do posto do Sine de Criciúma seguido de entrevista coletiva
Endereço: Avenida Centenário, 2.528 - Centro - Criciúma (SC)
17h - Visita ao Sine de Florianópolis
Endereço: Avenida Mauro Ramos, 722 - Centro (SC)
Sexta-feira, dia 21
10h - Reunião com o prefeito de Videira, Sr. Wilmar Carelli, e representantes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústria de Alimentos e afins de Videira (Sintricavi) e representantes da empresa Perdigão Agroindustrial
Local: Sede do Sintricavi
Endereço: Rua Abraão Brandalise, 93 - Centro - Videira (SC)
11h - Visita ao Centro de Reabilitação da Perdigão
Local: Sede da empresa
Endereço: Rua Saul Brandalize, 39, Videira (SC)
16h - Inauguração da fábrica de sucos naturais Ipoméia Alimentos
Endereço: Rodovia SC 303, km 9 - Distrito de Ipoméia, Município Rio das Antas (SC)
19h - Coletiva a imprensa na Unoesc
Local: Unoesc
Endereço: Rua Severino Paese, 198 - Centro - Videira (SC)
19h30 - Palestra na Universidade na Unoesc
Local: Auditório da Unoesc
Endereço: Rua Severino Paese, 198 - Centro - Videira (SC)
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br