Gerência conta com 17 auditores fiscais do trabalho e três funcionários na área administrativa e tem 42 municípios sob sua jurisdição
Porto Alegre, 19/11/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inaugura nesta quinta-feira (20), às 14h, a sua nova sede em Caxias do Sul (RS). A unidade denominada Gerência Regional do Trabalho e Emprego mudou-se para a rua Bento Gonçalves, nº 2621 e conta com 25 salas privativas distribuídas em 975m², sendo três vezes maior que o anterior. O superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul, Heron de Oliveira, estará presente na inauguração.
Conforme o gerente de Caxias do Sul, Ricardo Brand, duas salas foram destinadas ao plantão fiscal e 18 para o trabalho de fiscalização das empresas e mediação das relações de trabalho. "O espaço é mais adequado para atender os 2.500 usuários/mês e garante mais privacidade a empresários e trabalhadores", fala Brand.
A SRTE/RS tem sob a sua coordenação 16 Gerências Regionais do Trabalho e Emprego e 12 Agências Regionais do Trabalho. A unidade de Caxias do Sul foi a segunda, este ano, a mudar para uma sede mais adequada. Em julho, a sede de Uruguaiana já havia trocado de endereço. "O Governo Federal tem feito um esforço grande para recuperar e equipar os espaços físicos do Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de qualificar o atendimento à comunidade e melhorar as condições de trabalho dos seus servidores", ressalta o superintendente Heron de Oliveira. Ele destaca ainda o concurso que será realizado em dezembro para o preenchimento de 1.822 vagas no MTE no Brasil. "Há 20 anos não era realizado concurso para área administrativa", fala Oliveira.
A Gerência de Caxias do Sul conta com 17 auditores fiscais do trabalho e três funcionários na área administrativa e tem 42 municípios sob sua jurisdição. A unidade presta serviços como encaminhamento do recurso do seguro-desemprego, confecção da carteira de trabalho, reuniões de mediação para resolver conflitos trabalhistas, reuniões com sindicatos para celebrar acordos e convenções coletivas, homologações de rescisões de trabalho, recebe denúncias de irregularidades trabalhistas, orienta quanto aos deveres e direitos de trabalhadores e empresários, fiscaliza as relações de emprego e as condições de segurança e saúde do ambiente de trabalho.
O horário de atendimento ao público na Gerência é de segunda a sexta das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.
Assessoria de Imprensa da SRTE/RS