Mais de 1,9 milhão de jovens foram qualificados e outros 1,5 milhão inseridos no mercado de trabalho desde 2005 pelas políticas de juventude
Brasília, 12/08/2013 – Desde 2005 o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) qualificou cerca de 1,9 milhão jovens. Desse total aproximadamente 1,5 milhão foram inseridos no mercado de trabalho. Pelo Projovem Trabalhador, de 2007 para cá, foram qualificados pelo menos 650 mil e inseridos 200 mil.
Especificamente pela Aprendizagem, desde 2005, um total de 1,3 milhão de jovens foram alcançados pelo programa, sendo que, de janeiro a maio de 2013, foram mais de 142 mil jovens admitidos em mais de 85 mil ocupações administrativas.
Segundo o diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego, Josbertini Virginio Clementino, a grande maioria do desemprego está concentrado na juventude, principalmente entre os adolescentes-jovens, com idade entre 15 e 17 anos.. “Temos uma preocupação especial com esse público, pois o emprego entre os jovens entre 15 e 17 anos é mais forte, chegando a 24%, quatro vezes maior que a média do desemeprego nacional, que é de 6%“, ressalta.
Josbertini destaca a importância do Estatuto da Juventude, que foi instituído pela presidenta Dilma Roussef e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE.
“O Ministério do Trabalho e Emprego tem investido em políticas públicas de juventude e executado programas que têm como finalidade qualificar e promover a inserção de jovens no mercado de trabalho como o Projovem Trabalhador, que é desenvolvido em parceria com os estados e municípios, com a finalidade de preparar e intermediar a mão-de-obra juvenil para o mercado de trabalho formal, além de fomentar novas oportunidades de geração de renda.
O diretor também destaca a Lei da Aprendizagem, que obriga empresas a contratar jovens entre 14 e 24 anos e portadores de necessidades especiais sem limite máximo de idade. Somente no ano passado foram admitidos cerca de 286 mil jovens por força da Lei da Aprendizagem. O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho, tem fiscalizado a aplicação da Lei.
Exposição – Para celebrar o Dia Internacional da Juventude, o Departamento de Políticas de Emprego para Juventude está realizando, no túnel de acesso ao prédio anexo do MTE (2º andar, do Ed. Sede), uma exposição sobre as políticas para a juventude do governo nos últimos anos. Na quarta-feira, o ministro Manoel Dias faz a inauguração do espaço.
Veja entrevista e artigo do diretor da DPJ, Josbertini Clementino sobre o Dia Internacional da Juventude no blog do trabalho e no youtube:
http://blog.mte.gov.br/trabalho/home.htm
http://www.youtube.com/watch?v=98l13Ttb02U&feature=youtu.be
Conheça o Estatuto da Juventude, sancionado pela Presidência no último dia 06/08/2013: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm
Assessoria de Comunicação/MTE
2031.6537 acs@mte.gov.br