Publicação traça perfil do mercado de trabalho, com dados sobre qualificação profissional, seguro-desemprego, economia solidária e intermediação de mão-de-obra
Foto: Renato Alves
Lançamento anuario sistema publico emprego
Ministro Carlos Lupi durante lançamento anuario do
sistema publico de emprego,trabalho e renda ,em parceria
com dieese .
Brasília, 29/04/2009 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta quarta-feira (29), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o Anuário do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda 2008, publicação que reúne um conjunto de informações sobre o sistema público de emprego.
"Quero agradecer a eficiência e a agilidade do Dieese na preparação deste documento. Pela primeira vez é feita uma radiografia completa das Políticas Públicas do Ministério do Trabalho e Emprego", destacou o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.
Os cinco livretos que formam o anuário trazem informações e gráficos sobre Qualificação Profissional; Seguro-Desemprego; Mercado de Trabalho; Economia Solidária, Proger & Juventude e Intermediação de Mão-de-Obra.
No período de maio a setembro, o anuário será lançadio em todos os estados, por meio das Secretarias Regionais de Trabalho e Emprego (SRTEs). Além disso, está prevista uma atualização para o segundo semestre e levantamento de informações para o exemplar de 2008.
Destaques - Das 90 milhões de pessoas ocupadadas no País, 37% tinham carteira assinada em 2007. Em relação ao seguro-desemprego, 55% dos requerentes tinham menos de um ano de contrato de trabalho; a rotatividade no emprego é maior entre os jovens. O Sistema Nacional de Emprego (Sine) inscreveu 4,5 milhões de pessoas para intermediação de mão-de-obra.
Clique para conhecer a versão online completa do anuário.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br