“Trabalho na Capital” é projeto em parceria com a Universidade de Brasíia e conta com artigos de professores, pesquisadores e representantes de instituições ligadas ao tema
Brasília, 29/06/2011 – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançou nesta terça-feira (28) o livro “Trabalho na Capital”, que aborda o mercado de trabalho no Distrito Federal (DF). O livro traz uma coletânea de artigos de professores e pesquisadores da UnB, além de outras instituições.
O livro teve sua origem no seminário “Trabalho na Capital”, realizado em 2009, onde o tema central da discussão foi o desenvolvimento econômico do Distrito Federal e o qual processo que poderia contribuir com a redução do desemprego na capital federal. O debate foi levado para o livro, que ainda traz análises de pesquisas realizadas em torno das questões do trabalho, seus avanços e seus limites.
O organizador do livro e professor da UnB, Sadi Dal Rosso, explica que o livro traz mais de uma proposta para o desenvolvimento do DF.
“Alguns defendem a ideia de desenvolvimento industrial para aumentar o emprego aqui, mostrando que um dos principais problemas para isso seria a questão ambiental. Outra proposta é o desenvolvimento centrado em serviços que atenderiam não só o DF e entorno como estados próximos. Nos tornaríamos um polo de serviços educacionais, de saúde, turismo, cultura, ciência e tecnologia. Outro eixo fundamental da publicação é o trabalhado, olhada de vários pontos. Entre eles o desemprego, a crise econômico e seus reflexos no DF, questões raciais e de gênero. Com o livro, queremos levar todo esse debate para a população”.
O artigo intitulado “Políticas de Emprego, Trabalho e Renda” foi escrito pela coordenadora do Observatório do Mercado de Trabalho Nacional do MTE, Adriana Giubertti, relatando os principais programas e ações do ministério no Distrito Federal. Entre as políticas públicas do MTE abordadas no artigo estão a intermediação de mão de obra, concessão de seguro-desemprego, fiscalização, microcrédito e economia solidária.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 – acs@mte.gov.br