ProJovem Trabalhador vai atender 82 municípios do interior, mais a capital cearense
Foto: Renato Alves
Ministro Lupi lançou Projovem Trabalhador no Ceará
Fortaleza, 15/10/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou oficialmente em Fortaleza (CE), nesta quinta-feira (15), o ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã. O Programa vai qualificar 6.500 jovens com idade entre 18 a 29 anos de 82 municípios do interior, incluindo a capital cearense.
Foram direcionados R$ 14,2 milhões para realização do Projeto. Em 2008 foram capacitados 4.866 jovens de 35 municípios cearenses. Desses, 1.512 jovens já estão inseridos no mercado de trabalho.
A solenidade de lançamento aconteceu na Governadoria do Estado, e teve como convidados 400 jovens já matriculados nos cursos do Juventude Cidadã. Lupi aproveitou a oportunidade para mandar um recado aos jovens: "É importante que vocês abracem essa oportunidade. Este curso é para vocês aprenderem uma profissão. Tudo o que conquistei na minha vida foi fruto do meu trabalho, que é único meio de dar dignidade para o cidadão", enfatizou o ministro.
Os cursos serão nas áreas de Administração, Agroextrativismo, Alimentação, Beleza Estética, Comunicação e Marketing Social, Construção e Reparos, Educação, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Turismo e Hospitalidade e Vestuário.
Prefeitos de quatro municípios participaram da solenidade de assinatura da certificação do Projeto, representando todos os demais. O programa contará com a parceira de 57 entidades da sociedade civil para capacitação dos estudantes.
Participaram do evento o secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), André Figueiredo; o vice-governador do Estado do Ceará, professor Francisco Pinheiro; a secretária do Trabalho de Fortaleza, Fátima Catunga, e o secretário do Esporte, Ferrúcio Feitosa, que entregou ao ministro Lupi ofício do Projeto Planseq Copa 2.014.
Agenda - O ministro Carlos Lupi entregou ainda carta sindical à Federação da Empresas de Compra, Venda, Locação, Administração, Incorporação e Loteamento de Imóveis dos Condomínios Residências e Comercias (Fesecovi).
Pela manhã, Carlos Lupi proferiu palestra na Universidade de Fortaleza (Unifor). O ministro falou para uma platéia de estudantes de Direito sobre conquistas trabalhistas e políticas desenvolvidas pelo MTE.
À tarde, a comitiva do MTE seguiu para o município de Maracanaú, para a assinatura de um Termo de Adesão ao ProJovem Trabalhador - Juventude Cidadã. O documento garante o comprometimento do município em criar oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de vulnerabilidade social por meio da qualificação profissional, que proporcionará a esses adolescentes uma inserção direta no mercado de trabalho.
No município de Caucaia, Lupi recebe um Termo de Adesão com o MTE que garante que os seus jovens com idade entre 18 e 29 sejam beneficiários dos cursos de qualificação profissional. A assinatura acontecerá às 20h, na sede da Prefeitura (Rua Engenheiro João Alfredo, 100, Centro), durante a festa em comemoração aos 250 anos de emancipação.
Durante as festividades o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi; o secretário-executivo do MTE, André Figueiredo; e onze personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região serão agraciadas com a outorga da medalha "Gran Cruz da Ordem do Mérito de Caucaia", mais alta distinção honorífica do município.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br