Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE levará serviços trabalhistas a 300 mil brasileiros que vivem no Japão

Acordo foi firmado nesta segunda-feira, em Washington (EUA), durante reunião do ministro brasileiro Carlos Lupi com o vice-ministro japonês do Trabalho, Hiroyuki Nagahama

Washington DC, Estados Unidos, 19/04/2010 - O Ministério do Trabalho e Emprego promoverá em julho uma série de eventos em quatro cidades do Japão, levando informações trabalhistas para a comunidade de quase 300 mil brasileiros que vivem naquele pais. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, apos reunião com o Vice-Ministro Sênior do Trabalho do Japão, Hiroyuki Nagahama, no Departamento de Trabalho norte-americano, em Washington. Os dois líderes estão na capital americana para o encontro de ministros do G-20 que começa amanhã.

Durante a reunião bilateral desta tarde, Lupi reiterou o interesse do Governo brasileiro em instalar um centro de informações trabalhistas na cidade de Hamamatsu, município que concentra o maior número de brasileiros naquele país - aproximadamente 20 mil residentes. O projeto está sendo desenvolvido há dois anos pelos técnicos do MTE, e seu desenho final está sendo debatido com o Ministério das Relações Exteriores para ser oficialmente apresentado ao Governo japonês.

Outro tema tratado na reunião foi a criação de um canal de consulta bilateral entre os dois ministérios, de modo que as entidades possam avancar na coordenação do fluxo migratório entre os dois países. Lupi convidou a delegação japonesa a visitar o Brasil para uma nova rodada de negociação, no segundo semestre deste ano.

"Assim como eles possuem uma grande comunidade de trabalhadores brasileiros, o Brasil também tem um enorme comunidade de japoneses. Acabamos de selar um acordo previdenciário e queremos avançar mais na área trabalhista" , afirmou Lupi.

O ministro brasileiro também agradeceu ao colega japonês a fixação do prazo de três anos para o retorno dos decasseguis que, no auge da crise mundial, optaram por regressar ao Brasil com a ajuda de custo do governo japonês. A determinação foi um pedido pessoal de Lupi quando a medida foi anunciada, no ano passado.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas