Nos dias 7, 8 e 9, em estande montado na Esplanada dos Ministérios, servidores vão dirimir dúvidas trabalhistas e distribuir publicações sobre os serviços e programas do Órgão ao trabalhador
Brasília, 06/07/2007 - Nos dias 7, 8 e 9 de setembro, o Ministério do Trabalho e Emprego vai realizar um atendimento especial aos cidadãos que forem à Esplanada dos Ministérios para o evento comemorativo à Semana da Pátria. "Vamos disponibilizar os serviços do Ministério, mostrando ao público as várias ações do Órgão, como a qualificação profissional para jovens, os programas de geração de emprego e renda, além de tirar dúvidas sobre o acesso a benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial", explica Paulo Seabra, coordenador-geral do gabinete do ministro e do projeto Semana da Pátria, no MTE.
No estande, além dos serviços, o visitante poderá conhecer, por meio da mostra Memória do Trabalho, um pouco da história do MTE. Outra amostra é a de produtos da economia solidária. "Queremos mostar ao público como a Economia Solidária atua de forma alternativa na inserção de cidadãos no mercado de trabalho", coloca Seabra.
Para informar o trabalhador sobre os vários programas desenvolvidos pelo Governo, serão distribuídos folders explicativos, além da presença de funcionários, para esclarecer dúvidas que persistirem. "Um posto avançado, com serviços da Delegacia Regional do Trabalho e da Ouvidoria do MTE, vai estar presente na tenda, para realizar esse atendimento cívico", afirma.
Apresentações artísticas - Outro destaque do MTE na Semana da Pátria é a apresentação de jovens dos Consórcios Sociais da Juventude do Rio de Janeiro e do Distrito Federal. No Palco Principal, montado no centro da Esplanada, estarão os grupos Kina Mutembua, do Rio de Janeiro, e o grupo Batucatá, de Sobradinho-DF, este acompanhado do grupo circence Lona Furada, de Samambaia-DF. "Estamos patrocinando essas apresentações, para mostrar que, além da inserção pelo trabalho, essa é a forma dos consórcios promoverem a integração e o fortalecimento da cidadania desses jovens", assegura. O grupo Botucatá, por exemplo, nasceu na oficina de percussão, oferecida pelo Consórcio Social da Juventude do Distrito Federal e Entorno, em agosto de 2004.
A orquestra de berimbau Kina Mutembua possui em seu currículo apresentações em vários países. Recentemente, apresentou-se para o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no lançamento do Pró-Jovem, em uma grande festa, realizada quarta-feira (5), no Museu Nacional de Brasília, que marcou a unificação de ações do Governo, voltadas para a formação social e profissional de jovens de baixa renda e escolaridade.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6394/3317-6540 - acs@mte.gov.br