Evento vai divulgar políticas públicas voltadas para catadores de materiais recicláveis
Brasília, 27/11/2012 – O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) participará da Expocatadores 2012, evento realizado pelo Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e pela Associação Nacional de Carroceiros e Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat). O encontro acontece entre os dias 28 e 30 (de quarta a sexta-feira) no ExpoCenter Norte, em São Paulo. O MTE focará a importância da Economia Solidária e da realização de parcerias como estratégia de consolidação das organizações de trabalhadores.
Com a expectativa da presença de quatro mil pessoas por dia, a Expocatadores 2012 contará com um estande do MTE, onde serão apresentados os programas, as ações e as políticas públicas promovidos pela Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes). A atividade de coleta de materiais recicláveis é vista pelo governo federal como uma alternativa estratégica para o combate à pobreza extrema e a inclusão social em todo o país.
Por meio das políticas e ações da Senaes, o MTE busca vencer o desafio de atrair e integrar os catadores autônomos em associações e cooperativas que lhes assegurem direitos e proteção social, proporcionando, assim, o reconhecimento desses trabalhadores como cidadãos.
A chefe de gabinete da Senaes e especialista em política pública e gestão governamental, Daniela Metello, participará do evento falando sobre a consolidação das organizações de catadores e os desafios de integração e relacionamento com os autônomos, questões que serão discutidas sob a ótica da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). “Nosso esforço é para que essas pessoas sejam incluídas em um sistema que lhes garantam as condições necessárias para um trabalho decente e uma vida mais digna”, afirma Daniela. Já o secretário-adjunto da Senaes, Roberto Marinho, fará uma apresentação sobre a Lei das Cooperativas de Trabalho, sancionada neste ano pela presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com os organizadores da Expocatadores, o evento contará com um público de 1,5 mil catadores oriundos de todo Brasil, além de autoridades e delegações de 12 países da América Latina, da Índia e da África do Sul. O objetivo é, com a ajuda de especialistas em gestão de resíduos sólidos, valorizar a atuação profissional dos trabalhadores que vivem da coleta desses materiais e fortalecê-los dentro da cadeia produtiva dos recicláveis de uma maneira sustentável e inclusiva.
Seminários – Nos três dias da Expocatadores, serão promovidos seminários simultâneos em cinco auditórios do ExpoCenter Norte. Serão debatidos os temas Gestão e Tecnologia; Incidência Política e Desenvolvimento Econômico Sustentável; Grandes Eventos e Articulações Institucionais; e Desenvolvimento Humano e Formação; além da realização do Encontro Internacional de Catadores.
A Expocatadores vai contar também com estandes de expositores e uma Feira de Negócios, iniciativa de caráter educativo que tem como meta estabelecer contato entre as organizações de catadores e os produtores de equipamentos e de tecnologia para o setor. A ideia é oferecer aos catadores o acesso a técnicas modernas de trabalho que assegurem a eles melhores resultados na gestão das cooperativas. As organizações credenciadas com cartas de crédito passarão ainda por capacitação financeira para que consigam realizar bons negócios na feira.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(061) 2031-6537 – acs@mte.gov.br