Cursos vão preparar beneficiários do Programa Bolsa Família e jovens carentes para o mercado de trabalho da região
Foto: Divulgação MTE
Ministro Carlos Lupi ao lado do prefeito Hélio
Santos durante lançamento do PlanseQ
Brasília, 24/06/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou nesta terça-feira, em Campinas (SP), dois programas de qualificação que vão capacitar cerca de 2.300 trabalhadores na cidade paulista. Os cursos contam com investimentos de R$ 1,9 milhão do Governo Federal e são executados pela Prefeitura local e pela ONG Oxigênio.
O Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), o maior deles, vai preparar 1.800 beneficiários do Programa Bolsa Família para atuar na área da construção civil, em profissões como azulejista, carpinteiro, ajudante de eletricista, encanador e pintor. Já o Plano Territorial de Qualificação (PlanTeC) oferece cursos de Informática, Hotelaria e Jardinagem a mais de 500 trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, com idade superior aos 16 anos, moradores do município. Será dada prioridade àqueles com baixa escolaridade.
Em seu discurso, o ministro destacou a importância da carteira de trabalho para a garantia dos direitos do trabalhador e da própria cidadania. "Esta é a oportunidade que vocês têm de conseguir um emprego formal e melhorar a vida de toda a sua família. O Governo e a Prefeitura estão fazendo a sua parte, mas o sucesso destes programas depende, sobretudo, da garra de vocês", afirmou.
Lupi também elogiou as diversas iniciativas do prefeito Hélio de Oliveira Santos na área do emprego e disse aos jornalistas que vai lutar pela redução das taxas de juros ao setor produtivo. "O Brasil se tornou uma referência para todo o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e está no caminho certo. Agora é o momento de estimular ainda mais quem investe na produção e cria empregos", disse.
Carteira de trabalho - O ministro também assinou um convênio com a prefeitura de Campinas para que o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) da cidade passe emitir a carteira de trabalho e previdência social para a população. O serviço deve entrar em funcionamento já no mês de julho.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br