Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE qualifica 2.300 trabalhadores em Campinas

Cursos vão preparar beneficiários do Programa Bolsa Família e jovens carentes para o mercado de trabalho da região

Foto: Divulgação MTE

Ministro Carlos Lupi ao lado do prefeito Hélio dos Santos durante lançamento do PlanseQ

Ministro Carlos Lupi ao lado do prefeito Hélio

Santos durante lançamento do PlanseQ

 

Brasília, 24/06/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lançou nesta terça-feira, em Campinas (SP), dois programas de qualificação que vão capacitar cerca de 2.300 trabalhadores na cidade paulista. Os cursos contam com investimentos de R$ 1,9 milhão do Governo Federal e são executados pela Prefeitura local e pela ONG Oxigênio.

O Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ), o maior deles, vai preparar 1.800 beneficiários do Programa Bolsa Família para atuar na área da construção civil, em profissões como azulejista, carpinteiro, ajudante de eletricista, encanador e pintor.  Já o Plano Territorial de Qualificação (PlanTeC) oferece cursos de Informática, Hotelaria e Jardinagem a mais de 500 trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, com idade superior aos 16 anos, moradores do município. Será dada prioridade àqueles com baixa escolaridade.

Em seu discurso, o ministro destacou a importância da carteira de trabalho para a garantia dos direitos do trabalhador e da própria cidadania. "Esta é a oportunidade que vocês têm de conseguir um emprego formal e melhorar a vida de toda a sua família. O Governo e a Prefeitura estão fazendo a sua parte, mas o sucesso destes programas depende, sobretudo, da garra de vocês", afirmou.

Lupi também elogiou as diversas iniciativas do prefeito Hélio de Oliveira Santos na área do emprego e disse aos jornalistas que vai lutar pela redução das taxas de juros ao setor produtivo. "O Brasil se tornou uma referência para todo o G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) e está no caminho certo. Agora é o momento de estimular ainda mais quem investe na produção e cria empregos", disse.

Carteira de trabalho - O ministro também assinou um convênio com a prefeitura de Campinas para que o Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) da cidade passe emitir a carteira de trabalho e previdência social para a população. O serviço deve entrar em funcionamento já no mês de julho.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas