Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE qualificará 1.450 trabalhadores da construção naval em Rio Grande

Investimentos são da ordem de R$ 2,3 milhões no Plano Setorial de Qualificação (Planseq) da Construção Naval no município gaúcho

Porto Alegre, 26/03/2009 - Encerram nesta quinta-feira (26) as inscrições para os cursos gratuitos do Planos Setoriais de Qualificação (Planseqs) da Construção Naval no município de Rio Grande, localizado na zona sul do estado gaúcho.  O preenchimento para as 1.450 vagas em nove cursos iniciaram no dia 23 e estão sendo feitas no Centro Municipal de Eventos, desde 8h30.  

Conforme o chefe da Divisão de Atendimento ao Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Rio Grande do Sul (SRTE/RS), Luiz Müller, que participou da solenidade de abertura das inscrições, os primeiros candidatos chegaram no Centro de Eventos ainda na noite de sexta-feira (20). Na segunda-feira, mais de 2 mil pessoas aguardavam a distribuição das senhas para efetuar a inscrição.   

O Governo Federal está investindo um total de R$ 2,3 milhões nesse programa, que é uma demanda de empresas que operam no setor naval. Segundo Müller, as companhias assumiram o compromisso de contratar todos os trabalhadores que tiverem um bom aproveitamento nos cursos. "A previsão é que o setor naval abra 5,5 mil postos de trabalho em Rio Grande nos próximos meses. Somente a construção da plataforma P-55 envolverá 3,5 mil trabalhadores e a fabricação de cascos de navios mais 2 mil", adianta. 

Müller salienta que essas vagas eram ocupadas antes por trabalhadores trazidos de outras regiões do país, como aconteceu na construção da P-53, inaugurada no ano passado, porque no município não tinha trabalhadores qualificados. "Contratar trabalhadores rio-grandinos reduz custos para as empresas, distribui melhor a renda no município, fortalecendo a economia local e beneficiando a todos", destaca.  

Os cursos serão ministrados pelo Senai e a aula inaugural será realizada no dia 13 de abril, com a presença de todos os alunos, no auditório da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). O horário ainda não foi confirmado. 

Qualificação - Os Planos Setoriais de Qualificação (Planseqs) foram instituídos em novembro de 2004 e é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que tem como objetivo qualificar mão-de-obra para inserção no mercado de trabalho. A finalidade do Planseq é formar profissionais, atendendo à necessidade de cada região e assim facilitar a absorção dos qualificados.

 

Assessoria de Imprensa SRTE/RS






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas