Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

MTE realiza audiência pública em Londrina (PR) para capacitar profissionalmente 1.300 jovens

Consórcio Social da Juventude, que capacitará 1.300 mil jovens, deverá ser implantado na cidade

Curitiba, 10/12/2007 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Centro Integrado e Apoio Profissional (CIAP) realizam nesta segunda-feira (10), em Londrina (PR), a partir das 16h, audiência pública para implementação do Consórcio Social da Juventude no estado em 2008. A parceria tem como meta capacitar, por meio de cursos profissionalizantes, 1.300 jovens de baixa renda e que têm grande dificuldade para ingressar no mercado de trabalho.

A audiência será realizada na Avenida Duque de Caxias nº. 1.290, Jardim Nova Londres. O coordenador-geral de Parcerias Empresariais do MTE, Sidnei Butka, e o delegado regional do Trabalho no Parará, João Graça, estarão presentes, além de entidades interessadas em participar como executoras do programa.

"O projeto deve promover a inserção social, combatendo a discriminação racial, de gênero, e social, além do desemprego entre jovens com idade de 16 e 24 anos, com renda per capita de até ½ salário mínimo", destaca o delegado do Trabalho, João Graça. Ou seja, os jovens selecionados são aqueles que apresentam um processo maior de exclusão social ou maior vulnerabilidade nas relações com o mundo do trabalho.

O Consórcio tem como objetivo oferecer aos jovens participantes oficinas profissionalizantes, aulas de educação básica, cidadania e inclusão digital. A grade curricular proporciona aos estudantes formação profissional de acordo com a necessidade de trabalho da região; capacitação em ocupações alternativas e geradoras de renda, despertando o espírito empreendedor dos participantes; a elevação da auto-estima e o incentivo à participação cidadã na vida social e econômica do país.

ProJovem - A partir do próximo ano, o Consórcio Social da Juventude estará  inserido no novo ProJovem, lançado recentemente pelo Governo Federal. Além de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o novo programa foi criado a partir da integração de seis ações já existentes, provenientes da Secretaria Nacional da Juventude e dos ministérios do Trabalho e Emprego, Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Educação.

O ProJovem Trabalhador, do MTE, vai unificar o Consórcio Social da Juventude e o Juventude Cidadã, ampliando a faixa etária para jovens entre 18 e 29 anos. Atualmente, estas ações prestam assistência a jovens de 16 a 24 anos.


Assessoria de Comunicação da DRT/PR






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas