GT pesquisará em arquivos do MTE violação de direitos humanos de trabalhadores e sindicalistas a época da ditadura militar
Brasília, 26/08/2013 – Representantes do Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical da Comissão Nacional da Verdade (CNV) estiveram presentes no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na quinta-feira (22), para iniciar os trabalhos de apuração na documentação do MTE.
O objetivo do grupo de trabalho criado pela CNV em parceria com as centrais sindicais é localizar nos documentos e arquivos do MTE episódios de trabalhadores e sindicalistas perseguidos pela ditadura militar que comprovem a violação de direitos humanos. Esses registros ajudarão a resgatar a memória das perseguições e políticas que provocaram desemprego e insubsistência dos trabalhadores.
Para o secretário-executivo da Comissão Nacional da Verdade, André Saboia Martins, o acesso aos documentos do MTE é muito importante para o trabalho do grupo. “Na época da ditadura os movimentos operário e sindical sofreram repressão. Com esse material esperamos identificar e quantificar os trabalhadores perseguidos”, afirmou o secretário.
O secretário-executivo do MTE, Paulo Roberto Pinto, garantiu que “o Ministério do Trabalho está à disposição para o acesso aos documentos para que a Comissão da Verdade realize seu trabalho com o grupo”.
O subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, Nilton Fraiberg, afirmou que "a determinacão do Ministro Manoel Dias é no sentido de oferecer todas as condições e transparência para que o Grupo de Trabalho da Comissão Nacional da Verdade possa pesquisar os documentos históricos do Ministério do Trabalho e Emprego".
A reunião teve a participação de representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGRL) e Coordenação de Documentação e Informação (CDIN ). Também participaram representantes do Arquivo Nacional e da Comissão Rubens Paiva.
Assessoria de Comunicação Social/ MTE
(61) 2031-6537/ 2430 – acs@mte.gov.br