Dentre os resgatados, quatro trabalhadores eram oriundos da reserva indígena de Ipuaçu e os demais de Clevelândia. Todos estavam em condições insalubres de trabalho
Curitiba, 25/09/2008 - Dez trabalhadores que atuavam na extração da erva mate nativa foram resgatados pela ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), no município de General Carneiro, sudeste do estado. A ação foi concluída esta quinta-feira (25), com o pagamento de todas as verbas rescisórias no valor de R$ 26 mil. Sete auditores fiscais do Trabalho (AFTs) estiveram envolvidos com o caso.
Dentre os resgatados, quatro trabalhadores eram oriundos da reserva indígena de Ipuaçu e os demais de Clevelândia. Todos estavam em condições insalubres de trabalho - sem água potável, instalações sanitárias, alojados embaixo de lona plástica e sem carteira de trabalho assinada. Doze autos de infração foram lavrados contra o empregador.
Segundo a auditora Elizabeth Nunes de Carvalho, os trabalhadores receberam os salários que estavam em atraso, férias e 13º proporcional e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), entre outros direitos trabalhistas.
"O rastreamento foi iniciado na semana passada pelo Grupo Móvel de Fiscalização da Região Sul - que está em atividade desde junho", revela a fiscal.
Assessoria de Imprensa SRTE/PR