Renato Alves/MTE
Garantia de direitos e ampliação da qualidade de vida pautam o evento em São Paulo
São Paulo, 16/06/2015 - Durante a abertura do 3º Congresso da União Geral dos Trabalhadores (UGT), o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, destacou a importância das centrais sindicais na garantia dos benefícios trabalhistas e no desenvolvimento de políticas públicas que ampliem a qualidade de vida no Brasil.
"Todo cidadão merece um trabalho decente e digno, respeitando todos os direitos assegurados pela CLT. Para isso, o sindicato da categoria é fundamental", afirmou Dias, ao parabenizar a instituição pelos 8 anos de existência.
Realizado no Auditório Celso Furtado do Palácio das Convenções do Anhembi, o evento, que ocorrerá até a próxima quinta-feira (18), reuniu mais de três mil trabalhadores neste primeiro dia. Também participaram o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, os governadores de São Paulo e Goiás, Geraldo Alckmin e Marconi Perilo.
Exaltando a participação das mulheres sindicalistas, o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, valorizou a inclusão social como forma de construir um Brasil mais forte, além de destacar a presença de Manoel Dias, que, para ele, "sempre está presente ao lado do trabalhador".
Na oportunidade, Manoel Dias assinou ainda termos de cooperação técnica com sindicatos filiados à UGT que permitirão o acesso às bases de dados da RAIS e do Caged.
"Lutamos por um país mais igual, justo e democrático. Os trabalhadores devem estar presentes nos debates que baseiam o desenvolvimento das grandes discussões e políticas", comentou Dias, que retornou da Conferência da Organização Internacional do Trabalho no último domingo (14).
"Na OIT, incluímos diversas propostas que beneficiam os trabalhadores de todo o mundo. E o Brasil pautou a Conferência pois é um exemplo", concluiu.
Assessoria de Imprensa/MTE
(61) 2031-6537/2430 - acs@mte.gov.br