Os trabalhadores paralisaram o serviço nas obras de terraplenagem da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, no dia 30, em protesto, principalmente, contra irregularidades no pagamento dos salários
Recife, 12/02/2008 - O impasse entre os trabalhadores do Consórcio Terraplanagem e a categoria patronal foi resolvido durante reunião realizada, no último dia 31, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/ PE). Os trabalhadores paralisaram o serviço nas obras de terraplenagem da Refinaria Abreu e Lima, em Suape, no dia 30, em protesto, principalmente, contra irregularidades no pagamento dos salários.
A negociação foi acompanhada por representantes do Sindicato da Construção Civil Pesada de Pernambuco (SINTEPAV-PE), Sindicato dos Petroleiros, Sindicato de Empregados em Transporte de Carga e integrantes do consórcio responsável pela obra, Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Corrêa e Galvão Engenharia.
Além da discussão sobre os salários, entraram na lista de reivindicação temas como transporte, alimentação e o tratamento dos operários na obra. "Todas as reivindicações dos trabalhadores foram atendidas pela empresa. Eles não poderão ser demitidos até o término da obra e o salário dos motoristas, outra solicitação, será padronizado para o de maior valor", explicou o mediador da SRTE/PE, Eduardo Santos.
Quanto às refeições, a empresa se comprometeu em acompanhar o trabalho da prestadora de serviço, com vistas também à segurança alimentar. Já em relação ao horário dos ônibus que transportam os funcionários, a promessa foi ajustar o horário de saída dos transportes.
As dificuldades de relacionamento serão tratadas em reuniões mensais com os diretores e a comissão representante dos trabalhadores, além de treinamento com as chefias sobre relações humanas.
Dos oito itens, a principal conquista apontada pelo sindicato é a Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O Consórcio Terraplenagem acordou, conforme consta em ata, a participação dos trabalhadores no lucro, restando apenas definir o valor.
Assessoria de Comunicação da DRT/PE