Acordo coletivo permitiu um reajuste de 11% para os trabalhadores
Salvador, 08/07/2015 - A superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRTE/BA) mediou a negociação entre trabalhadores e empresários do setor de limpeza, que buscavam um acordo coletivo. Realizada na tarde desta terça-feira (07), na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscom/BA), o encontro terminou com a aceitação da proposta de 11% elaborada pela SRTE/BA.
Representando os trabalhadores, o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Comercial, Industrial, Hospitalar, Asseio, Prestação de Serviços em Geral, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp/BA), analisaram as sugestões das empresas Revita Engenharia Ambiental, Viva Ambiental e MM Consultoria Construções e Serviços Ltda, que ofereceram 8,34% de reajuste salarial, inicialmente. Os sindicalistas apresentaram uma contra proposta que correspondeu a 12%.
Levando em consideração os pontos discutidos, o superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, Severiano Alves, com o apoio do assessor Técnico da SRTE/BA, Edson Braga, elaborou a proposta final com reajuste salarial de 11%, atendendo a correção do índice inflacionário e possibilitando ganho real de 2,66% por parte das empresas.
O reajuste será pago na proporção de 9,5% a partir de maio, reajustado na folha de julho, e 1,5% calculado sobre a mesma base, a partir de janeiro de 2016. Os valores retroativos a maio e junho serão pagos nas folhas de julho e agosto de 2015. A proposta também contempla, para os benefícios de vale alimentação, reajuste em 9%, sendo 8% a partir de julho e 1% a partir de janeiro de 2016.
Severino Alves destacou a satisfação em mediar o acordo em um setor representativo no mercado baiano. “Foi o maior reajuste acordado nas diversas mediações realizadas pela SRTE/BA nesse ano”, finalizou.
Assessoria de Imprensa/MTE
Com informações da SRTE/BA
(61) 2031-2430/acs@mte.gov.br