Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, lança Plano Territorial de Qualificação que oferecerá cursos em seis especialidades
Rio de Janeiro, 26/05/2009 - O ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Carlos Lupi, participou na manhã desta segunda-feira (25) da aula inaugural do curso de capacitação de cuidadores de Idosos, que será ministrado para cerca de 50 alunos em dois meses, no Centro Público de Trabalho e Renda de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Haverá ainda oficinas de pesca, turismo, couro e construção civil. Esta fase do projeto destina-se à qualificação de 2.283 pessoas.
Na região funcionam casas especializadas em cuidar de idosos, e por isso é grande a necessidade de trabalhadores especializados. E esta qualificação é oferecida no Plano Territorial de Qualificação (Planteq), convênio do MTE com as secretarias municipal e estadual de Emprego que proporcionará capacitação também em telemarketing, para 330 pessoas. Participaram da aula inaugural os secretários estadual e municipal de Trabalho do Rio de Janeiro, Ronald Azaro e Augusto Ribeiro, respectivamente.
Cooperação e parceira nos três níveis marcaram os discursos na aula inaugural. Lupi destacou a importante demanda para deste serviço e recomendou que todos se dedicassem com afinco ao curso, já que a possibilidade de aproveitamento pelo mercado é muito grande. "Vocês vão cuidar de idosos, uma profissão digna e importante, porque vocês lidarão, no dia a dia, com as pessoas que construíram o Brasil que temos hoje".
O MTE investe recursos de R$ 1,5 milhão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) no programa. Em contrapartida, o governo do Estado do Rio aportou R$ 331 mil. A entidade responsável pela execução destes cursos é o Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa. Os projetos do Planteq têm por finalidade atender a demandas específicas por qualificação, de acordo com a realidade local do mercado de trabalho.
Planteq - O Plano Territorial de Qualificação é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.
Todo trabalhador pode participar do Planteq, sendo dada preferência a pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho. A partir de 2006, os convênios celebrados pelo Planteq passaram a incluir, além dos recursos para qualificação social e profissional, repasses destinados à intermediação de mão-de-obra, habilitação ao seguro desemprego.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6540 - acs@mte.gov.br