Empreendedor popular e as microempresas ganham mais uma facilidade para encurtar o caminho de acesso ao crédito orientado
Brasília, 26/08/2008 - O Ministério do Trabalho e Emprego está oferecendo um serviço de 0800 para informar ao microempreendedor sobre o funcionamento do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado e o meio de contato da instituição de microcrédito mais próxima da casa ou do negócio, que poderá oferecer atendimento.
O serviço é fruto de um acordo entre a coordenação do PNMPO e a Ouvidoria do Ministério, e tem como objetivo ampliar o acesso às informações pelo microempreendedor, agilizando o contato direto entre os empreendedores e as instituições que podem prestar-lhe atendimento e conceder o crédito.
Há alguns meses, o PNMPO disponibilizou, através da sua página na internet, um Formulário de Acesso ao Microcrédito, que o empreendedor popular e a microempresa podem preencher para encaminhar sua solicitação de contato e crédito. Com o preenchimento do formulário, a coordenação encaminha e-mail à instituição habilitada ao Programa Nacional e escolhida pelo próprio microempreendedor para que ela entre em contato com ele, dando andamento ao atendimento a partir de então.
A divulgação crescente do microcrédito produtivo orientado e da rede de organizações habilitadas para o atendimento é uma das políticas da coordenação do Programa Nacional, que está trabalhando outras propostas no sentido de aproximar o empreendedor do crédito.
O serviço 0800 do MTE tem dois números:
0800-285-0101 - para as regiões Sudeste, Nordeste e os estados do Amapá, Amazonas, Roraima e Pará.
0800-61-0101 - para as regiões Sul e Centro Oeste e os estados do Acre, Rondônia e Tocantins.
O Formulário para Acesso ao Microcrédito pode ser encontrado na internet no endereço http://www.mte.gov.br/microcredito/emprestimos.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6981/3317-6537 - acs@mte.gov.br