Ministério do Trabalho e Emprego participa de festa no Rio de Janeiro com shows de Arlindo Cruz e Beth Carvalho
Brasília, 29/04/2008 - Estar com a família, com amigos, viajar, passear, dormir. Apesar do nome, o Dia Mundial do Trabalho é tido para os brasileiros como um dia de descanso. A data é feriado em todo o Brasil desde 1925. E se é para comemorar, que seja no ritmo tipicamente brasileiro. O Ministério do Trabalho e Emprego participa - em parceira com o estado e prefeitura do Rio de Janeiro - de festa na Quinta da Boa Vista, esta quinta-feira (1/05). Nos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil e nos 122 anos do Dia do Trabalho, nada como a residência da Família Imperial Brasileira para ser palco dos shows dos sambistas Arlindo Cruz e Beth Carvalho.
As celebrações do dia dos grandes responsáveis pelo crescimento do Brasil começam às 9h. O trabalhador que acorda cedo pode aproveitar dezenas de serviços do Ministério do Trabalho e Emprego e das secretarias de Trabalho do estado e do município do Rio de Janeiro em stands no lindo visual verde da Quinta, em São Cristóvão. A partir das 15h, é hora de colocar o samba em dia com o show de abertura de Arlindo Cruz. Em seguida, Beth Carvalho sobe ao palco. Quem já agendou presença no grande evento foi o ministro Carlos Lupi que, na festa, lança a nova carteira de trabalho.
Arlindo Cruz - Carioca, compositor e cantor de samba. Ex-integrante do grupo Fundo de Quintal, Arlindo é considerados por muitos a figura mais importante do pagode no Brasil. 'Só Pra Contrariar', 'O Mapa da Mina', 'Bagaço de Laranja', 'Casal Sem Vergonha' são algumas das composições de Arlindo Cruz.
Beth Carvalho - A sambista é reconhecida por sua característica de resgatar e revelar músicos e compositores do samba. Nelson Cavaquinho e Cartola foram alguns dos bambas que tiveram suas composições cantadas por Beth Carvalho. E no currículo da grande rainha do samba, mangueirense acima de qualquer coisa, há o generoso lançamento de ninguém menos que Zeca Pagodinho.
A História - Ao contrário das cenas vivenciadas por Charles Chaplin que retratava o cotidiano de Carlitos, um simples operário, vítima dos abusos da época da revolução industrial, hoje os trabalhadores podem desfrutar de um feriado nacional. Além de festejar as conquistas das leis trabalhistas aos longos dos tempos.
Em 1943 foi criada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) através da Lei nº 5.452, de 1 de maio, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Hoje pode-se destacar como as principais conquistas dos trabalhadores o direito a férias remuneradas, seguro desemprego, salário mínimo, Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), 13º salário, redução da jornada de trabalho para 44 horas semanais, abono salarial, aposentadoria e estabilidade na gravidez e licença maternidade e paternidade.
Nova carteira - No intuito de garantir ainda mais direitos aos trabalhadores, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lança na manhã desta quarta-feira (30) a nova carteira de trabalho informatizada, vinculada ao Cartão de Identidade do Trabalhador (CIT).
A nova carteira vai proporcionar do momento da retirada da carteira e o registro do primeiro emprego até a aposentadoria todo o histórico do trabalhador. Dados como saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o direito ao abono salarial e o seguro-desemprego poderão ser consultados.
O novo cartão será fundamental para a integração, agilidade e melhoria no atendimento ao cidadão. A tarja magnética e demais características do cartão vão agregar mais segurança aos processos operacionais e melhorar o acesso às informações trabalhistas. Se, por exemplo, o trabalhador perder a sua nova carteira, não precisará mais correr em todos os antigos empregos para recuperar os registros. Tudo estará armazenado eletronicamente.
Agilidade - A idéia é que a nova carteira de trabalho Informatizada seja entregue ao trabalhador no mesmo dia. No entanto, vai depender das particularidades e infra-estrutura de cada unidade do Ministério do Trabalho e Emprego nos estados. Mas o prazo máximo será de 7 dias.
Agenda:
- 02/05 - 10h - Ministro Carlos Lupi lança a nova carteira na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br