Segundo a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, os trabalhos só serão retomados após uma nova vistoria na área
Recife, 10/07/2008 - As obras do Parque Dona Lindu, em Recife, permanecerão paralisadas até que sejam corrigidas as irregularidades encontradas que foram encontradas, na última quarta-feira (9), na construção.
O embargo total aconteceu depois que um auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco (SRTE/PE) foi verificar uma denúncia de contaminação na comida servida aos operários, formulada na terça-feira (8) pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Pernambuco.
Entre as irregularidades, o auditor fiscal da área de segurança e saúde do trabalhador apontou a existência de escavações, cujos taludes não possuíam proteção adequada para evitar o desmoronamento de material, vergalhões verticais sem proteção e a ausência de segurança nos andaimes.
Também foram encontrados problemas nos pisos devido à existência de abertura causada pelas escavações sem a utilização de guarda-corpos; na serra circular, cuja proteção estava danificada em razão da má instalação, e na ligação direta da máquina à rede de corrente, sem o intermédio de conjunto plug/tomada, o que resultou num auto de infração.
Sobre a denúncia de intoxicação alimentar, o fiscal realizou uma mediação entre o sindicato e o consórcio da empresa no local, onde ficou acordado suspender os serviços da prestadora de alimentação por outra empresa, até que esteja garantida a qualidade do alimento fornecido.
Nesta tarde desta quinta-feira, a empresa responsável pela construção do Parque protocolou solicitação do desembargo parcial da obra, mas os trabalhos só serão retomados depois de uma nova vistoria na área.
Parque Dona Lindu - O projeto, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, prevê a construção de áreas de lazer com ciclovias, pista de cooper e skate, além de teatros, restaurantes e um pavilhão para exposições. O terreno cedido pelo governo federal ocupa uma área de 27 mil metros quadrados.
Assessoria de Imprensa da SRTE/PE