Ação da fiscalização do trabalho na construção civil aumentou no DF, levando à redução dos acidentes em 33% entre 2006 e 2007
Brasília, 9/04/2008 - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal (SRTE/DF) embargou uma obra de construção de duas torres de apartamentos na cidade regional de Águas Claras na tarde desta quarta-feira (9). Pela manhã, o operário Romário Aguiar Lima, de 18 anos, sofreu acidente, caindo em uma profundidade de aproximadamente 9 metros (equivalente a 3 andares de uma garagem subterrânea).
Romário Aguiar Lima foi socorrido e levado ao Hospital de Base de Brasília, onde está internado para ser submetido a diversas cirurgias.
Nesta quinta-feira (10), a fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego voltará ao local do acidente para ver se as exigências de segurança foram cumpridas pela empresa, de acordo com as normas de segurança do trabalho e saúde do MTE. Só assim a obra será desinterditada.
A obra da empresa Via Engenharia já tinha sido fiscalizada pela SRTE/DF no período de 18 a 28 de fevereiro e nenhuma irregularidade fora encontrada.
Ações de fiscalização - Em 2007, a SRTE/DF registrou dez acidentes na construção civil, uma diminuição de 33% em relação aos casos de 2006. Isso se deve à intensificação da ação de fiscalização no setor. "A experiência adquirida nos últimos anos demonstrou que o foco da atuação deve ser nesta área. Por isso, o Núcleo de Segurança do Trabalho da SRTE/DF direciona 50% do seu efetivo para atuar na fiscalização nos canteiros de obras existentes na área de competência desta Regional", destacou Antilhon Saraiva, superintendente Regional do Trabalho e Emprego do DF.
Assessoria de Imprensa do MTE
Com informações da SRTE/DF
(61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br