Imprensa

Imprensa
  Clique para retornar à página inicial.

Data


 
 


 


Atenção para o novo prefixo dos telefones do MTE: 2031
Esplanada dos Ministérios
Bloco F - CEP: 70056-900
Brasília - DF

Telefone: (61) 2031-6000

Horário de atendimento:
segunda a sexta,
das 8:00 às 18:00





Notícia






Receba notícias do MTE em tempo real.

Oficina debate emprego e renda para refugiados em Manaus

Brasília, 28/09/2012 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados realizam  na segunda e terça-feira (1º e 02) a 4ª Oficina sobre Trabalho e Emprego para Solicitantes de Refúgio e Refugiados, em Manaus (AM). No evento serão debatidos os mecanismos que favoreçam a qualificação profissional, as oportunidades de emprego e as atividades de geração de renda que permitam a busca pela autossuficiência econômica.

As mesas redondas e os grupos de trabalho têm como objetivo identificar os principais obstáculos para o acesso ao mercado de trabalho e elaborar estratégias que promovam a inclusão dos refugiados; compartilhar melhores práticas e experiências existentes a fim de ampliar a oferta de emprego e trabalho; e orientar empresas e empregadores sobre os procedimentos de contratação desta população. A situação dos haitianos que estão no Estado do Amazonas também será dicutida.

A oficina em Manaus segue às realizadas em 2011 em São Paulo e no Rio de Janeiro e no primeiro semestre deste ano no Rio Grande do Sul. Entre os resultados já alcançados, foram criados grupos de trabalho nas superintendências regionais do MTE nos três estados para capacitar e sensibilizar agentes de qualificação profissional e de intermediação de mão de obra para o tema do refúgio.

 

De acordo com dados do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), o Brasil possui cerca de 4.500 refugiados, de 77 nacionalidades diferentes. A maioria vem do continente Africano (63,7%). Em seguida, das Américas (23,1%) e a Ásia (10,9%). Entre os países de origem, o maior grupo é o de Angola, (37,5%), seguido pela Colômbia (14,6%) e República Democrática do Congo (10,5%).

A legislação brasileira garante a todos os refugiados e solicitantes de refúgio a documentação necessária para trabalhar regularmente no país, como Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF e documento de identidade.  

 

Serviço:
Assunto: 4ª Oficina sobre Trabalho e Emprego para Solicitantes de Refúgio e Refugiados

Data: 1 e 2 de outubro

Horário: 15h
Local: Auditório Auton Furtado Júnior (FIEAM), na Av. Joaquim Nabuco nº 1919, Centro, em Manaus (AM)

 

Assessoria de Comunicação Social MTE
(61) 2031.6537/2430 acs@mte.gov.br

  






 



Webmail MTE | Todos os direitos reservados MTE © 1997-2008



Selo de aprovação de acessibilidade.
CSS válido! |


Contador de páginas